Usuarios On-line






segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Candidatos do Crato participam de debate da TV Verdes Mares

Dois candidatos à Prefeitura do Crato, no interior do Ceará, participaram neste domingo (25) do debate eleitoral transmitido pela TV Verdes Mares, intermediado pelo jornalista Paulo Henrique Rodrigues. Durante o debate, foram feitos questionamentos sobre a Guarda Municipal, saúde, administração pública, tarifas e impostos, entre outros temas. (o G1 acompanhou o debate em tempo real). (Veja todos os blocos do debate ao final desta reportagem)
Participaram do debate Samuel Araripe (PSDB) e Zé Ailton (PP). O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro de tema determinado por sorteio realizado ao vivo. O segundo e o quarto blocos de tema livre. Cada candidato fez uma pergunta por rodada. As regras foram definidas em acordo com representantes de partidos políticos e a ordem dos candidatos ao governo foi determinada em sorteio antes do debate.

Questionado sobre educação, Samuel Araripe afirmou que, caso eleito, vai implementar um calendário de atividades e de pagamento para evitar atrasos. Samuel Araripe disse também que, após sua saída da gestão municipal, houve queda na qualidade da educação na cidade.
Já em relação à segurança pública, o candidato do PP prometeu mais segurança e acessibilidade nos transportes públicos de Fortaleza, segundo o candidato, o atual transporte público do Crato não é pensando para a pessoa com deficiência. O candidato falou ainda em construir um terminal de ônibus para dar mais comodidade aos passageiros.
No segundo bloco, Samuel Araripe prometeu reforçar a agricultura familiar para o combate a seca, o candidato citou a criação da agricultura e apoio aos trabalhadores da zona rural do Crato. Ele prometeu também efetuar o pagamento do Seguro Safra municipal para os anos de seca. Na tréplica, Araripe afirmou que vai fortalecer o programa por meio de parcerias com os governos estadual e federal.
Perguntado sobre tarifas e taxas, Zé Ailton falou em priorizar os gastos em programas que possam reduzir a violência municipal por meio de políticas públicas, como melhoria na educação, construção de creches, além de melhores serviços na saúde por meio de atendimento humanizado. Zé Ailton negou acusações sobre aumento da tarifa para trabalhadores e prometeu redução de IPVA para pessoas que atuam no setor de transporte.
No terceiro bloco, Zé Ailton foi questionado sobre a população desassistida com saneamento básico. Ele afirmou que irá investir no tratamento e distribuição de água, além do encanamento e saneamento na periferia.
Questionado sobre saúde, Samuel Araripe respondeu citando que na sua gestão mantinha 40 equipes do Programa da Saúda da Família, todos com transporte público e equipamentos adequados. Para os próximos quatro anos, Araripe prometeu reformar os postos de saúde e valorizar os servidores da saúde.
Considerações finais
Por ordem de sorteio, Samuel Araripe foi o primeiro a declarar suas considerações: "quero fazer um agradecimento de coração a todas as pessoas que nos têm recebido nos quatro cantos dessa cidade, na rural, nos vilarejos, na sede do município, em todos os bairros. Falta uma semana para que a eleição se concretize, e eu tenho dito que tem duas maneiras de se chegar a prefeitura, a primeira é se Deus permitir, a segunda é se o eleitor quiser.

Zé Ailton aproveitou o momento para agradecer os eleitores: "Gostaria de cumprimentar a TV Verdes Mares pela realização do debate, é importante para que o eleitor julgue o melhor candidato. Quero agradecer ao eleitor que participa de cada carreata, de cada ato da nossa candidatura. O Crato não quer mais a experiência que deu errado, que meu adversário não fez em oito anos. Hoje o Crato não precisa desse projeto.

FONTE-G1 CEARA