Usuarios On-line






sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ivo Gomes lidera com 43, Moses 36

Embora Ivo Gomes (PDT) tenha ganho 3 pontos percentuais e Moses Rodrigues (PMDB), seu principal adversário tenha caído um ponto, o Ibope, no seu relatório diz que os dois ainda estão tecnicamente empatados. Ivo tem 43% contra 36% de Moses. O terceiro colocado, Dr. Guimarães (PSDB) aparece com 11% e último, Josy Vasconcelos (PSOL)tem apenas 1%. Esta terceira pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Sobral foi realizada entre os dias 25 e 28 últimos, contratada pela TV Verdes Mares.
A rejeição ao candidato Moses Rodrigues subiu 7 pontos percentuais da segunda para esta terceira pesquisa. Ela saiu de 30% para 37%, enquanto Ivo Gomes e Dr. Guimarães permaneceram com 33%, e Josy Vasconcelos com 46%. A pesquisa ouviu um total de 602 eleitores e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Contratada pela Televisão Verdes Mares, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo nº CE-09385/2016.
A parte espontânea da pesquisa, quando o entrevistador pergunta ao entrevistado sem indicar os nomes dos candidatos, apresenta Ivo Gomes com 39% contra 32% de Moses Rodrigues e 9% do Dr. Guimarães. Outra parte tratada pelo Ibope é com relação aos votos válidos.
Nesta parte, segundo o relatório do Ibope, "para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, estamos calculando os votos válidos. Um candidato a prefeito é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial". Nesta situação, Ivo Gomes tem 47% dos votos contra 40% de Moses Rodrigues e 12% de Dr. Guimarães. O candidato Josy Vasconcelos tem 1%.
A pesquisa foi realizada com eleitores que votaram nas últimas eleições. O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em 2 estágios. As entrevistas são pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores do Ibope, devidamente treinado para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Os entrevistados também se manifestaram sobre a administração do prefeito Veveu Arruda (PT). 36% consideram-na péssima, 13% ruim, 33% regular, 12% boa e 3% ótima.

FONTE -DIARIO DO NORDESTE