Usuarios On-line






domingo, 2 de outubro de 2016

Ibope aponta Roberto Cláudio e Capitão Wagner no segundo turno

O Ibope divulgou, neste sábado (1º), a última pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza antes da votação neste domingo (2). Concorrendo à reeleição, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) aparece com 34%, seguido por Capitão Wagner (PR), com 28%, considerando os votos totais. Devido à margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

A candidata do PT, Luizianne Lins, permanece em terceiro com 17%, seguida por Heitor Férrer (PSB), com 6%, e Ronaldo Martins (PRB), com 3%. João Alfredo (PSOL) e Tin Gomes têm 1%. Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos aparecem com 7% e não sabe/ não respondeu, com 2%.

O levantamento, que foi encomendado pela TV Verdes Mares, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-00125/2016. A pesquisa ouviu 805 pessoas em Fortaleza entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança é de 95%, indicando que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

Considerando apenas os votos válidos, Roberto Cláudio tem 38%, seguido por Capitão Wagner, com 30%. Já a candidata Luizianne Lins aparece com 19%. De acordo com o levantamento do Ibope, Heitor Férrer tem 7%, Ronaldo Martins é apontado com 4%. João Alfredo e Tin Gomes têm 1%, enquanto Francisco Gonzaga não pontuou.

Pesquisa anterior

Em comparação com a pesquisa Ibope divulgada no último dia 14 de setembro, o cenário pouco se alterou. No levantamento anterior, Roberto Cláudio (34%) e Capitão Wagner (28%) também apareciam empatados tecnicamente. Já Luizianne Lins tinha 18%, seguida por Heitor Férrer, com 7%; Ronaldo Martins, 3%; e João Alfredo, 1%. Tin Gomes e Francisco Gonzaga não haviam pontuado. 

Rejeição

O Ibope também divulgou os índices de rejeição dos canditatos. Luizianne Lins e Tin Gomes lideram, com 36% cada. O postulante do PSTU à Prefeitura de Fortaleza tem 29%, seguido por João Alfredo, com 24%. Capitão Wagner e Roberto Cláudio aparecem com 21%. Outros 20% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Heitor Férrer. Ronaldo Martins completa a lista com 18%.

Segundo turno

O levantamento também fez simulações de segundo turno. Num cenário de disputa entre Capitão Wagner e Roberto Cláudio, o candidato do PDT tem 44%, enquanto Capitão Wagner é apontado com 42%. Num confronto entre Luizianne Lins e o atual prefeito da Capital, o pedetista lidera com 53%, seguido pela petista com 32%.

Num cenário entre Luizianne Lins e Capitão Wagner, o Ibope aponta vitória para o representante do PR. O deputado estadual aparece com 53%, enquanto a ex-prefeita da Capital é apontada com 31% das intenções de voto.


FONTE DIARIO DO NORDESTE