Usuarios On-line






domingo, 30 de outubro de 2016

Roberto Cláudio e releito prefeito de Fortaleza

O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, continuará no cargo por mais quatro anos. O candidato do PDT foi reeleito pela maioria dos eleitores da Capital cearense neste domingo (30), tendo recebido, com 99,04% das urnas apuradas, 673.431 mil votos, o equivalente a 53,65% do total. Adversário de Roberto Cláudio no segundo turno das eleições municipais deste ano, Capitão Wagner (PR) recebeu  46,35% do total. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos somaram 1,92% e nulos 6,10% do eleitorado local.

Na comparação com o primeiro turno, quando obteve 524.973 votos, ou 40,81% do total, o atual prefeito registrou X mil eleitores a mais, enquanto seu adversário teve um avanço menor, de apenas X mil votos.

Apoio no segundo turno

Um dos fatores que ajudou  na ascensão de Roberto Cláudio no segundo turno foi a quantidade de apoio que ele conseguiu captar entre seus antigos adversários. Ronaldo Martins (PRB) e Tin Gomes (PHS), por exemplo, que juntos somaram mais de 55 mil votos no primeiro turno, apoiaram abertamenteo atual prefeito, inclusive participando de sua campanha.

Além disso, Roberto Cláudio também recebeu apoio do PSB, partido de Heitor Férrer, que ficou neutro, assim como do PMN e Rede. O PT, por sua vez, chegou a cogitar apoiar o atual prefeito, sob influência da direção nacional da sigla, mas permaneceu neutro ao longo do segundo turno. 

A própria coligação de Roberto Cláudio, batizada de “Fortaleza só tem a ganhar”, já era a maior das eleições municipais da Capital neste ano, contando com 18 partidos. O atual prefeito, inclusive, também contou com o apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes, além do governador do Estado, Camilo Santana.