Usuarios On-line






segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Romaria de finados

Com a proximidade do dia de finados, data em que, com saudade, homenageamos nossos entes queridos falecidos, Juazeiro do Norte (CE) se prepara para receber a maior romaria da cidade. Com o tema “No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”, a Romaria de Finados tem início no dia 29 de outubro.

A romaria atrai à “cidade santa” do Ceará cerca de 600 mil romeiros, vindos de vários estados do Nordeste, que visitam a cidade para reverenciar Padre Cícero Romão Batista, sepultado no altar-mor da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, restaurado recentemente em preparação para a romaria. Romeiros e moradores da cidade visitam o túmulo de “Padim Ciço”, deixando flores, fazendo orações e acendendo velas em intenção do patriarca de Juazeiro do Norte e de familiares e amigos que já se foram.

Além da tradicional visita ao túmulo de Padre Cícero, considerado o túmulo mais visitado em todo o Brasil, os romeiros visitam os demais lugares sagrados de Juazeiro, como a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Santuário de São Francisco e o Horto.

A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores vivencia os últimos preparativos para a Romaria de Finados que, a exemplo das demais, é vivida como uma grande celebração. A equipe de padres e todos os funcionários preparam, com carinho, a acolhida de todos os romeiros que chegam a Juazeiro para, com fé, reviver a memória de Padre Cícero Romão e entes queridos que alcançaram a vida eterna.

A romaria segue até o dia 2 de novembro, dia de finados, de acordo com o calendário litúrgico, encerrando-se com a benção de despedida dos romeiros.```