Usuarios On-line






sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Emenda de Ze Ailton sobre limite territorial garante distrito industrial do Crato

O deputado estadual e prefeito eleito do Crato, Zé Ailton Brasil, apresentou uma emenda que modifica o Projeto de Lei Nº 230/2016, que descreve os limites intermunicipais das cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha na Região do Cariri. Segundo o parlamentar, a emenda tem por objetivo representar a mais fiel caracterização das linhas divisórias dos três municípios, de acordo com a nova documentação geográfica, cartográfica e georreferenciamento da região. 

Essa emenda também corrige o projeto de lei original e assegura ao município do Crato a área que compreende o Distrito Industrial e a área de exames de prática de direção e de apoio às auto-escolas da Região, no distrito de Santa Rosa, onde convergem os três municípios do Crajubar.  Fato esse que acarretaria possíveis prejuízos financeiros aos moradores do Crato que correria o risco de perder para Juazeiro do Norte esse importante empreendimento, que é essencial para os cratenses, pelo fato de gerar emprego e renda no município.  Além disso, a população também perderia uma grande área de terra no bairro São José, o que traria um grande impacto negativo no município, diminuindo uma área que é bastante valorizada na região.

Entenda o caso:

Em 2013 foram realizadas novos estudos topográficos na região pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDACE), em parceria com a Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) e a União dos Vereadores do Ceará (UVC). Na ocasião, foi dado um prazo de 15 dias para os três municípios se manifestarem, o que não aconteceu. Na época foi dado um prazo para que os gestores de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha discutissem o problema com o coordenador da Comissão de Limites Territoriais, que cuidava do assunto na Assembléia Legislativa, o ex-deputado Neto Nunes. No entanto, na ocasião foi decidido que o projeto fosse retirado da pauta de votação para que novos estudos fossem realizados em toda área litigiosa.

Distrito Industrial do Cariri

O Distrito Industrial do Cariri (DIC) beneficia diretamente os municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Com uma área superior a 1,6 milhão de metros quadrados, o equipamento possui capacidade para abrigar várias indústrias de grande porte, além disso, a finalidade do empreendimento é desenvolver o Cariri, através de uma política de geração de emprego e renda para os moradores da região.