Usuarios On-line






quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Encontro Regional de acesso a terra assistência e sucessão rural em Crato

Acontece nesta sexta-feira, na quadra poliesportiva do Ginásio da Universidade Regional do Cariri - URCA, em Crato, o Encontro Regional de Acessoa Terra, Assistência Técnica e Sucessão Rural. o evento que tem início marcado para às 6h30 está sendo pelo Instituto Flor do Pequi com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará e da Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário do Ministério da Agricultura. O encontro de âmbito regional deverá contar com a participação de 500 agricultores familiares dos territórios do Cariri, Centro -Sul e Inhamins/Crateús. O Coordenador geral da Ong Instituto Flor do Pequi,. Pedro Lobo afirmou que um dos principais focos será a apresentação dos resultados obtidos nas áreas da sustentabilidade, agroecologia, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Casa Civil e o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Pedro Lobo, que também é presidente do diretório municipal do PT do Crato e vereador eleito, no último dia 02 de outubro, disse que os referidos agricultores familiares são assistidos pelo Instituto Flor do Pequi também com projetos de cisternas de placas, quintais produtivos,Programa Nacional de Habitação Rural e Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades e Projeto Paulo Freire.

Confira a programação: No período da manhã: 06h30 às
12h: Feira de produtos agroecológicos e artesanato

08h às 10h: Abertura do evento e credenciamento Entrega de 57 títulos de crédito fundiário a agricultores familiares do município de Jardim. -Entrega de PRONAF A para beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. -Entrega de contratos de renegociações dos beneficiários assistidos pela chamada ATER de sustentabilidade. -Entrega de cadastros ambientais rurais à beneficiários assistidos pela chamada ATER de sustentabilidade -Assinatura do TED-SEAD-IFCE Crato/Flor do Pequi -Assinatura do termo de parceria: Universidade Leão Sampaio e Instituto Flor do Pequi (Projeto ENACTUS) -Lançamento do Projeto Instituto Aliança - Salvador / Bahia -

10h às 11h Painel - ATER e políticas públicas com foco na agricultura familiar -

11h às 12h Painel - Juventude rural e políticas de acesso aterra e educação no campo;

12h às 14 - Encerramento e almoço No período da tarde

17h Inauguração do mini abatedouro na Unidade Produtiva do Crédito Fundiário (Caldeirão Bom Sucesso). A primeira unidade produtiva do interior do Ceará a receber o Selo de Inspeção Municipal SIM para o abate de aves no município do Crato.

18h Inauguração do mini abatedouro e confraternização pelos 10 anos  de fundação da Unidade Produtiva do Crédito Fundiário Fazenda Malhada, no município do Crato.