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sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Secretariado do prefeito Ze Ailton Brasil

O Prefeito Eleito do Crato, Zé Ailton Brasil, mantendo a premissa de fortalecer o caráter técnico nas escolhas, divulga a composição integral do Secretariado da Gestão Municipal que se inicia no dia 1º de janeiro de 2017. Considerando ainda, o compromisso de realizar uma administração com austeridade e eficiência, alguns pontos da reforma administrativa, que será encaminhada a Câmara Municipal, já foram definidos pelo futuro Prefeito. Atualmente, o Município do Crato possui 20 secretarias municipais, que serão reduzidas para 13 na futura gestão do Prefeito Zé Ailton Brasil, representando um corte de 35% na estrutura do primeiro escalão da Prefeitura. A Secretaria de Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico serão extintas e suas atividades serão incorporadas ao Gabinete do Prefeito. A Secretaria de Segurança Pública também será extinta, mas as atividades de segurança pública e organização do trânsito realizadas pela Guarda Civil e pelo Demutran serão prestigiadas e aprimoradas. A Secretaria de Finanças e a Secretaria de Planejamento serão fundidas em uma única Secretaria. Também ocorrerá a fusão da Secretaria de Cidade e Obras Públicas, que passará a ser denominada de Secretaria de Infraestrutura. As secretarias de Meio-Ambiente e Controle Urbano e a Secretaria de Serviços Públicos também serão objeto de fusão. As atividades de Ouvidoria e Controladoria serão incorporadas e desenvolvidas por uma única Secretaria. Seguem os nomes dos futuros gestores municipais.

•GABINETE DO PREFEITO
PAULO DE TARSO CARDOSO VARELA é advogado formado pela FACISA em Campina Grande (2010). Advogado militante nas áreas cívil, previdenciária e criminal desde 2010. Em 2012, concorreu e foi eleito ao cargo de Vereador no município do Crato, onde atuou como líder do Governo na Câmara.

•PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
ERNANI BRIGIDO SILVA NETO, nascido na cidade de Crato aos 03/09/1967, formado em Direto pela URCA em 1995, advogado militante desde 1995, pós-graduado em Direito Ambiental pela FIPI, funcionário público estadual (URCA), tendo exercido junto ao Município do Crato, as seguintes funções: Procurador Adjunto Judicial (1998 - 2000), Procurador Geral (2005 - 2012). Atualmente é assessor jurídico do Município de Penaforte (2009-2016).      

•SECRETARIA DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MARINO. Auditor Fiscal Adjunto da SEFAZ-CE, onde exerceu diversas funções técnicas e gerenciais desde seu ingresso na instituição em 1990. Economista formado pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2000). Mestre e Doutor em Economia formado pelo CAEN da UFC (2013). Professor Universitário. Pesquisador das áreas de desenvolvimento econômico, pobreza, desigualdade e finanças públicas junto ao Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC) e Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice). Diretor de Organização do Sindicato dos Fazendários – SINTAF-CE (2003 – 2006). Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Zé Ailton Brasil (2015 – 2016).

•SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
LUIS CARLOS DUARTE SOBREIRA, formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri – Urca (1997). Pós-graduado em Direito Empresarial (2003). Procurador-Arrecadador do ECAD (1999-2001). Procurador Geral do Município de Salitre (2001-2002). Assessor Especial do Gabinete da Prefeitura do Crato (2002-2004). Vereador do Município do Crato (2012-2016). Presidente da Câmara Municipal do Crato (2012-2014).

•SECRETARIA DE CONTROLADORIA E OUVIDORIA
OTONI LIMA BEZERRA nasceu no Crato, é Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca), com especialização em Direito Administrativo pela LFG. Atuou como servidor efetivo do Tribunal de Justiça do Ceará de 1996 a 2000. Foi Chefe do Cartório Eleitoral do Crato entre 2000 e 2005. Desde 2005 é servidor de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, onde já ocupou cargos de assessoramento especial junto aos titulares da Pasta, tendo exercido, ainda, no ano de 2010, o cargo de Coordenador Jurídico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

•SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ANTONIA OTONITE DE OLIVEIRA CORTEZ. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Professora do Departamento de História da Urca, Universidade na qual ocupou os seguintes cargos diretivos: Coordenadora do Curso de História, Chefe do Departamento de História, Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente, Membro da Comissão de Elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento dos professores das universidades estaduais, Vice-Reitora eleita (2007 – 2011) e Reitora Eleita (2011 – 2015). Associada Honorária da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil. Professora da Educação Básica (1975 – 2007), carreira na qual exerceu a função de Diretora Geral do CEJA no Crato. Viúva de José Estácio Pereira Cortez. Mãe de Rebecca, Larissa e Mabel.

•SECRETARIA DE SAÚDE
ANDRÉ BARRETO ESMERALDO nasceu em Crato. Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Vereador no Crato de 2001 a 2008, Secretário de Meio Ambiente do Estado de 2007 a 2008, e Vice-Prefeito eleito para o próximo quadriênio. Casado com Michelle e pai de João Paulo, Pedro Lucas e Maria Júlia.

•SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
MARIA ÁGUEDA BRITO LEITE DUARTE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Pós-Graduada em Telemática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Professora Estadual e Municipal da Educação Básica, carreira na qual exerceu diversas cargos de gestão, entre eles: Coordenadora do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), Gerente do Núcleo de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Crede 18 e Coordenadora Municipal do Núcleo de Avaliação.

•SECRETARIA DE CONTROLE URBANO, MEIO-AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS
FRANCISCO DE BRITO LIMA JUNIOR, nascido em Bodocó-PE aos 20/01/1984, passando a residir no Crato desde o ano de seu nascimento. Advogado militante há 03 anos e servidor público de carreira do Município do Crato desde 2003, formado pela URCA. Pós-graduando em Direito Ambiental. Foi servidor do Tribunal de Justiça do Ceará na assessoria de Magistrado em Comarcas do interior do Estado. Professor da rede privada de ensino no Município do Crato por oito anos, e também foi servidor de carreira do Banco do Brasil.  Casado com Leilyane Araújo, pai de Gabriel e Davi.

•SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
LUIZ WELLINGTON BRANDÃO é Engenheiro Civil formado em 1986. Desde sua formação, trabalhou como engenheiro de obras e como avaliador. Foi Secretário de Obras do Crato em 1987. Inspetor Regional do CREA entre 1990 e 1998. Exerceu a função de Engenheiro Avaliador da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Engenheiro credenciado pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Perito Judicial dos municípios do Crato e Farias Brito.

•SECRETARIA DE CULTURA
JOSE WILTON SOARES E SILVA (WILTON DEDÊ), nascido em Crato, graduado em Geografia e Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e Pós-Graduado  em Arte e Educação (Urca). Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Assessor de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará. Músico da Solibel. Autor de diversas obras literárias. Participou de grupos de teatro na Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC). Cineasta, com curso de cinema na Casa Amarela Euzélio Oliveira e na Instituição Vila das Artes, em Fortaleza. Produziu o documentário “O Padre Azul” sobre Padre Ágio Moreira. Ocupa uma cadeira no ICC – Instituto Cultural do Cariri cujo patrono é o poeta e escritor cratense José Carvalho.

•SECRETARIA DE ESPORTES
WILEMAR PEREIRA XAVIER LIMA (LAMAR) nasceu no Crato em 26 de abril de 1980. Formado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor de Educação Física. Diretor do Crato Esporte Clube e Comentarista Esportivo da Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte. Jogador de futebol profissional, atuando como meia-direita, em diversos clubes da Região Nordeste.

•SECRETRIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA
ZILCELIO ALVES FERREIRA foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato (STTR) entre 1993 e 1999. Na mesma entidade ocupou os cargos de Secretário Geral (2001 – 2005) e Secretário de Administração (2010 – 2016). Na Secretária de Agricultura do Município do Crato, no período entre 2005 e 2010, exerceu as funções de Gerente de Núcleo e Secretário Adjunto. Além dessas experiências gerenciais, tem participação ativa em diversos conselhos e entidades da sociedade civil.

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