Usuarios On-line






quinta-feira, 25 de maio de 2017

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito ao Kit TV Digital

 As famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário mínimo, ou três salários mínimos de renda familiar total, receberão gratuitamente o Kit com conversor digital, um controle remoto e uma antena externa. A instalação deverá ser feita por conta do beneficiário.

O Ministério das Comunicações e a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) são os responsáveis na esfera federal por esta ação. A previsão de entrega dos kits para o Ceara é dia 26 de maio.
As famílias do Programa Bolsa Família (PBF) e famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único deverão entrar em contato através da central telefônica 147 ou pelo para pedir informações e agendar o recebimento. Após o agendamento é gerado um protocolo informando a data e horário que a família deve se dirigir aos correios para o recebimento. Para gerar o protocolo se faz necessário o número do Número de Identificação Social, NIS ou CPF.

O sinal analógico de TV será desligado gradualmente em todo o Brasil.
                                                    

Secretaria de Saúde promove ação alusiva à Semana da Pessoa Atingida pela Hanseníase

Dentro das atividades da Semana Alusiva da Pessoa Atingida pela Hanseníase, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia, promoveu na manhã de ontem, 24 de maio, na Praça Siqueira Campos, ação para orientar a população acerca da doença, bem como para realização de exames simples e havendo necessidade encaminhamento para consulta médica nos PSF’s ou no Centro de Especialidades.

Durante o momento, alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA), que integram a Liga de Doenças Negligenciadas (Lindone), participaram da ação promovendo um jogo de mitos e verdades sobre a doença.

Ainda na programação dessa campanha, a Secretaria de Saúde estará realizando rodas de conversa nas unidades de saúde; busca ativa de manchas na pele de pacientes na unidade de saúde do distrito de Ponta da Serra.  Hoje, quinta-feira, 25 de maio, a partir das 8h, no PSF do distrito da Bela Vista acontecerá uma avaliação de casos e orientação preventiva. No próximo dia 28, nos períodos manhã e tarde, será realizado exame físico em alunos da escola Antônio Antuérpio, localizada no bairro Vila Lobo.


1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher é aprovada em reunião extraordinária do Conselho de Saúde

Foi realizada na manhã de ontem, 24, no auditório da RFFSA, reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. A pauta foi discutir sobre a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. Durante o encontro, foi aprovado o regimento para a realização, bem como as datas para a pré-conferência e a conferência, respectivamente. A pré-conferência está prevista para acontecer dia 9 de junho, das 8h às 12h, no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes; e a conferência no dia 14 de junho, com local ainda a ser definido.

A princípio, serão eleitos 80 delegados, sendo 36 conselheiros titulares os outros 44 serão eleitos posteriormente. Dos delegados, 60% têm que ser mulheres. Também foram formadas as comissões de execução, organização, mobilização e de imprensa para a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O tema da conferência será “Integralidade e Equidade da Saúde da Mulher”.

Presente na reunião, o Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, ressaltou que é de grande importância a realização desta conferência, e que as mulheres precisam ter uma saúde de qualidade.
O Conselho Municipal de Saúde é composto pelo presidente, Marcos George Mendes; pelo vice-presidente, José Ferreira Sobral; a 1ª secretária, Vladiana Menezes; e o 2º secretário, João Vianey de Lima.

Prefeitura do Crato convoca beneficiários para atualização cadastral do Bolsa Família

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, por meio do Cadastro Único / Bolsa Família convoca todas as famílias que tiverem com seu benefício bloqueado para fazerem a atualização cadastral.
No mês de Maio de 2017 o município recebeu a atualização da relação de auditorias (atualização e revisão cadastral) e todas as famílias que estiverem nessa auditoria deverão apresentar no Cadastro Único, o CPF de todos que residam na casa e um comprovante de residência mais atual (Por exemplo: conta de luz).
De acordo com a supervisora do Cadastro Único Bolsa Família, do Crato, Vladiana Menezes, a família poderá identificar se está na auditoria por meio do extrato bancário, pois irá aparecer uma mensagem solicitando que compareçam à sede do Cadastro Único/ Bolsa Família e aparecerá algumas letras e números como: G1, G2, G3, G4, G5, G6, G7 ou G8. “Nosso foco maior nesse momento são as famílias que fizerem parte do G1, e as famílias que tiverem com o nome G2 devem aguardar a visita domiciliar, pois sua atualização só poderá ser feita na residência” acrescenta a supervisora.
Durante todo o mês a equipe do Bolsa Família estará divulgando as necessidades da atualização, para que todos os beneficiários regularizem seus cadastros e o município cumpra as normas estabelecidas.


Creches do município recebem vacinação contra a influenza

Primando pela saúde das crianças a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu na última quarta-feira, dia 24, vacinação contra gripe em alunos de algumas creches do município. Profissionais habilitados foram até os educandários para realizar o procedimento.
No Centro de Educação Infantil Manoel Almino foram imunizadas mais de 50 crianças, com idade de 3 a 5 anos, bem como os funcionários da escola. Crianças do Centro de Educação Infantil José Isaías também receberam a vacina. O objetivo é levar este serviço a todas as creches da cidade contribuindo assim, para que as nossas crianças fiquem protegidas contra o vírus influenza (gripe).

Secretaria de Cultura do Crato firma parcerias com Urca e Prefeitura de Exu

O secretário de Cultura do Município do Crato Wilton Dedê esteve na última terça-feira, 23, reunido com o prefeito de Exu Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho e ao secretário de Cultura, Rodrigo Moreira Bezerra.
Na pauta da reunião, foram debatidas que parcerias poderiam ser benéficas para as duas cidades haja visto o grande número e a diversidade de manifestações culturais presentes em ambas as cidades.

Ontem, 24, pela manhã, uma nova reunião foi realizada com a Pró Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri, Arlene Pessoa e o cineasta e servidor da URCA, Jackson Bantim. A secretaria de Cultura do Crato trabalhará em parceria com a instituição na produção e execução dos shows artísticos que acontecem anualmente no palco da URCA, dentro da Programação alternativa da Expocrato, em julho. Com o interesse demonstrado pela cidade de Exu em participar do evento e das ações culturais da região ficou acordado entre as cidades manter o diálogo afim de que mais ações no âmbito cultural sejam realizadas de forma colaborativa.


A cidade de Exu é o berço de um dos maiores músicos do Brasil, Luiz Gonzaga. Conhecida nacionalmente, Exu é responsável por um roteiro turístico e cultural que atrai milhares de visitantes todos os anos. A parceria entre as cidades funcionará como um elo, misturando e expandindo a identidade cultural do nordeste.