RADIO GESSO

terça-feira, 23 de maio de 2017

Hoje e amanhã atividades especiais para as criançada na Brinquedopraça a partir das 4 da tarde na Praça da Sé

Com o objetivo em garantir que o brincar tome conta dos espaços públicos, de escolas, instituições, ruas e das famílias, o Governo do Estado do Ceará, através do Gabinete da Primeira Dama Onélia Leite de Santana e do Programa Mais Infância Ceará, participam da Semana Mundial do Brincar, ação, idealizada pela Associação Pró-Aliança pela Infância.
Contemplado com a Brinquedopraça, o município do Crato estará realizando hoje e amanhã, 23 e 24 de maio, das 16h às 20h, na Praça da Sé, diversas atividades lúdicas e animadas. Será disponibilizada uma biblioteca para crianças; estarão sendo feitas atividades de colagem; contação de histórias; brincadeiras antigas; atividades físicas, bem como tênis de mesa, futebol de botão e pebolim.
O evento, organizado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), tem como público alvo a família e se propõe a fortalecer a importância do brincar.
A Semana Mundial do Brincar, é uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros que compartilham suas experiências. Tem como objetivo contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação e compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.

Prefeitura reinicia operação tapa buraco em ruas da cidade
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reinicia hoje terça-feira, 23, mais uma sequência da operação tapa-buraco para melhorar as condições de tráfego nas ruas do município.
De acordo com o secretário Luiz Welington, a operação será realizada pela Construtora Coral, com recursos próprios da prefeitura orçados em R$ 56 mil reais e contemplará os bairros Vila Alta, Sossego, Pimenta e Centro. Segundo Luiz Welington, a execução dos serviços é resultado de um planejamento que apresenta benefícios a curto prazo, conservando o pavimento asfáltico e contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população. O secretário acrescentou que o objetivo é recuperar diversas áreas que se encontram danificadas com pontos críticos e de maior fluxo.
Além deste trabalho, a secretaria continua com importantes obras em andamento a exemplo do CRAS do bairro Gisélia Pinheiro, (Batateira) a urbanização da Av. Brigadeiro Macêdo, a urbanização do entorno do Mirandão, a Casa de Acolhimento no Conjunto Conviver, a quadra da Cachoeira dos Gonçalves e a quadra do Gesso, que tem previsão de inauguração para o próximo dia 21 de junho.
 Mutirão Todos Contra o Mosquito acontece hoje em Monte Alverne
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde e Mobilização Social, realiza hoje, terça-feira, 23 o mutirão Todos Contra o Mosquito no distrito de Monte Alverne, a partir das 8h30min.
Será realizado um trabalho educativo preventivo, haverá uma passeata pela localidade, para ouvir as dúvidas e questionamentos das pessoas e repassar informações importantes sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti. Durante o mutirão o caminhão da coleta irá passar para recolher todo o lixo, é importante que os moradores auxiliem a limpeza acondicionando em sacolas bem fechadas.
Secretária Águeda Duarte participa da oficina das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Águeda Duarte, participa nos dias 22 e 23, da Oficina sobre Financiamento das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, promovido pelo Governo do Estado, em Fortaleza. A oficina é ministrada pelo Gestor de Finanças da STDS do Estado, Paulo Pimenta e reúne representantes de vários municípios cearenses.
De acordo com a secretária, a oficina esclarece acerca do uso eficiente dos recursos, oriundos do Governo Federal para a erradicação do trabalho infantil. “Esses recursos poderão ser investidos em cinco eixos: informação e mobilização; identificação; Proteção Social; Apoio a Defesa e Responsabilidade e Monitoramento”. Justifica.
Águeda também ressaltou que a oficina tem por objetivo trabalhar ações referentes à erradicação do trabalho infantil de forma intersetorial nas áreas da assistência social, educação, saúde, segurança e fiscalização do trabalho.

Saúde do Crato promove ações na Semana Alusiva da Pessoa Atingida pela Hanseníase

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 22 a 26 de maio, campanha para a Semana Alusiva da Pessoa Atingida pela Hanseníase. Entre as ações a serem promovidas: rodas de conversa nos postos de saúde do município; palestras e realização de exame físico em alunos da rede pública de ensino, após esses exames os alunos são encaminhados para a consulta médica.

Na manhã de ontem, 22, no PSF do bairro Vila Lobo I e II, foi realizada uma roda de conversa na sala de acolhimento. Na ocasião, a coordenadora do posto, a enfermeira Monalyza Queiroz falou sobre a hanseníase, explicando a origem da doença, como é feito o diagnóstico bem como a existência do tratamento.
Amanhã, Quarta-feira, 24 de maio, a partir das 8h, na Praça da Sé será realizada ação, com o objetivo de captação de manchas na população e encaminhamento para consulta médica nos PSF’s ou no Centro de Especialidades dos casos detectados. Essa ação terá a frente as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato.
Para saber mais:
A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais podem ser necessários.
O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

Alunos do Liceu Diocesano de Artes e Ofícios realizam caminhada em alusão à Campanha da Fraternidade 2017
Em alusão à Campanha da Fraternidade 2017, com o tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, alunos da Escola Liceu Diocesano de Artes e Ofícios do Crato desenvolveram projetos onde foram realizadas ações que envolveram a educação ambiental, trabalhando as atitudes e os valores dentro do convívio escolar.

A culminância do projeto deu-se com uma caminhada realizada no último sábado, 20 de maio, pelas ruas do bairro Seminário, onde a escola está localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário