Usuarios On-line





quarta-feira, 31 de maio de 2017

Procedimentos de média e alta complexidade são liberados no município do Crato

Buscando atender melhor a população do município, a Secretaria de Saúde do Crato vem se empenhando no que diz respeito a disponibilizar serviços de saúde de qualidade para a população.  Nesse contexto foram liberados procedimentos de média e alta complexidade, entre eles, atendimento oncológico, consultas gastropediátricas; neurologia clínica; solicitação de tomografia infantil e para adulto; exame de cintilografia; eco cardiograma e cateterismo.
De acordo com a Supervisora do Transporte Fora Domicílio (TFD), Kênia Figueiredo, quando é solicitado o transporte de um paciente para um hospital em outra localidade, e sendo este com uma quilometragem acima de 50km, o município se responsabiliza, assim, quando a demanda chega ao setor do TFD, é prontamente atendida. Chegando à unidade hospitalar, o paciente inicia o seu tratamento e o acompanhante é conduzido a uma casa de apoio, onde terá hospedagem e alimentação.
A enfermeira Kênia explica que O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em um auxílio ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outra localidade quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência. “Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.” Destaca.

Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato promove capacitação para criação de inventário da oferta turística do Cariri

Com o objetivo de intensificar a atividade turística da cidade do Crato bem como de toda a região do Cariri, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará realizou dos dias 29 e 30 de maio capacitação de gestores da região para mobilização e criação de inventário da oferta turística do Cariri. O encontro aconteceu na URCA e reuniu gestores dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Assaré, Nova Olinda e Santana do Cariri. Com a criação do inventário, os municípios  passarão a possuir bancos de dados seguros acerca de suas estruturas e potencialidades  para a criação de projetos voltados à área do turismo e desenvolvimento econômico sustentável, o que consequentemente impulsionará a economia da região.   
A responsável pela capacitação foi a professora e diretora do IFCE (campus Guaramiranga), especialista em projetos turísticos, Ione Chaves. O primeiro inventário da oferta turística da cidade do Crato foi produzido há dois anos pela professora Ione e uma equipe de 20 alunos. Como os inventários têm a necessidade de serem renovados a cada dois anos, uma nova pesquisa de campo será realizada nos próximos três meses para a atualização do documento. O supervisor de turismo do município, Allan Bastos, será o responsável pela coordenação na produção do documento.

No primeiro dia de capacitação, os participantes puderam trocar experiências e foram instruídos sobre para que serve um inventário de oferta turística e quais benefícios a produção de um traria para os municípios a curto, longo e médio prazo. No segundo dia, a turma foi dividida em três equipes e cada uma recebeu parte do material de levantamento de dados para colaborativamente desenvolverem e discutirem a melhor maneira de reunir as informações necessárias ao inventário.
Os inventários terão descrições quantitativas e qualitativas e serão utilizados pelo poder público quando houver necessidade de dados precisos para produção e execução de projetos. Os dados também ficarão à disposição da população através do site da Prefeitura Municipal do Crato e posteriormente a comunidade cratense e os turistas da região também contarão com um aplicativo para celulares com roteiros personalizados.


Saúde do Crato visita repartições públicas e salas do EJA vacinando contra a influenza

Com o intuito em prevenir a população cratense contra a influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, visitou durante o dia de ontem, 30 de maio, repartições públicas e salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município.
A equipe da Coordenação de Imunização visitou as salas de EJA das seguintes escolas: Aldegundes Gomes de Mattos; Liceu Diocesano; José do Vale; Dedé Pinheiro e Gonzaga Mota. De acordo com a equipe, foram imunizados 36 idosos.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada até o próximo dia 09 de junho, e a Secretaria de Saúde do Crato estará promovendo ações que incluem visitas nas instituições onde encontram-se pessoas dos grupos prioritários.
 Grupos prioritários- Indivíduos com 60 anos ou mais; os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; em crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e professores de escolas públicas e particulares.

Secretário de Finanças participa de audiência pública para discutir taxa de iluminação pública

Na manhã de ontem, 30 de maio, o Secretário de Finanças do Crato, Carlos Eduardo Marino, participou de audiência pública onde foi questionado e discutido o aumento de 100% da taxa de iluminação pública. A audiência foi de iniciativa da Câmara de Vereadores.
Em sua participação, Carlos Eduardo esclareceu dúvidas dos parlamentares e da população, e ainda comentou acerca das informações solicitadas pela Prefeitura à Enel (antiga Coelce). Ele ressaltou que o Executivo foi informado de que a Enel tem feito uma revisão para adequar o valor com base em leis municipais de cidade analisadas. Marino falou ainda que a Prefeitura informou à empresa que a última alteração que ocorreu na legislação municipal sobre contribuição da iluminação pública foi no ano de 2013.
O secretário informou também que o poder Executivo irá notificar a Enel para que a empresa demonstre a metodologia utilizada para calcular os quilowatts, (kWhs) para que se possa confrontar com o valor previsto na legislação.
Para finalizar, Carlos Eduardo ressaltou que a gestão se apresenta com um diálogo aberto e franco para responder dúvidas e prestar esclarecimentos.

Secretaria de Desenvolvimento Agrário presente na XIV EXPROAF

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Crato estará participando no período de 01 a 04 de junho, da XVII Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri – EXPROAF, que acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.
A SDA estará com um stand durante a exposição e realizará no sábado, 3, uma capacitação com os agricultores sobre boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos. A capacitação acontecerá a partir das 9h, e será ministrada pela coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Crato, Jessica Tayane e pela tecnóloga de vigilância sanitária, Ana Letícia.
De acordo com o gestor da pasta de Desenvolvimento Agrário Zilcélio Alves, a secretaria estará participando ativamente da feira com a realização de oficinas e expondo produtos agrícolas para degustação. “A agricultura familiar é fundamental para a economia local e essa é uma oportunidade para que os pequenos agricultores possam mostrar, seus produtos e participarem de oficinas e capacitações, dessa forma terão ensinamentos para estarem melhor preparados para o mercado, bem como para entender o processo de acesso ao credito” explica.
Esse ano a EXPROAF estará trazendo em sua programação, o Seminário Sobre Cadastro Ambiental Rural/Semace, a oficina sobre o Comercio Justo e Solidário, realizados pelo Instituto Marista, e a Oficina de Processamento e Aproveitamento da Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Crato. Além de apresentar diversos produtos agrícolas, artesanato, animais, apresentações folclóricas, musicais e comidas típicas.

CRAS realiza atividades em comemoração ao dia das mães

A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social vem comemorando desde o dia 25 de maio, o Dia das Mães com programação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As comemorações foram iniciadas pelo CRAS foi o Cras Vila Alta, com apresentação teatral, momento religioso, poesias recitadas, serviços de cabelereiros com a equipe do Senac e muita interatividade. Estiveram presentes, além da Coordenadora Tarcilia Alencar, a secretária do trabalho e desenvolvimento social Águeda Duarte, a diretora da Proteção Social Básica Jhenifer Lopes, o Chefe de Gabinete adjunto,  representando o prefeito, Felipe Correia. O vereador Amadeu de Freitas e o empresário Rafael Branco.
 na manhã dessa terça-feira, 30, a equipe da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, esteve no CRAS Giselia Pinheiro para abraçar as mães e toda a equipe que compõe esse importante equipamento do município. O evento aconteceu no Salão Paroquial da igreja do bairro, que fica ao lado do CRAS e contou com a presença do Pe. Paulo, que em sua fala acolhedora enalteceu a presença das mães atendidas naquela unidade.
No período da tarde, a equipe da STDS esteve no CRAS da Ponta da Serra prestando homenagens às mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com música, brindes, lanche e entrega de lembranças entre outras atividades.
De acordo com a Gerente da Célula de Proteção Social Básica, Jhenifer Lopes, essa jornada de comemorações tem o objetivo de integrar as famílias assistidas pelos programas de valorização e promoção da autoestima.  Este ano as equipes técnicas dos CRAS organizaram uma festa especial para mães com muitas atividades, música e muita animação. “Nosso objetivo não foi somente proporcionar as mães um dia especial, mas promover e fortalecer o convívio sócio-familiar cumprindo desta forma o papel no qual a assistência social está comprometida.” Pontuou Jhenifer.

Encerrando as comemorações, hoje, dia 31, estará acontecendo a celebração das mães do CRAS Alto da Penha a partir das 14h.