Usuarios On-line





sexta-feira, 26 de maio de 2017

Prorrogada Campanha de Vacinação contra Influenza no município do Crato


A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) será prorrogada no município até o dia 9 de junho.

Conforme consta no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, somente 60,5% da população foi imunizada.

Hoje, sexta-feira, 26, uma equipe de técnicos de Secretaria de Saúde estará presente no bairro Batateiras, realizando vacinação na Praça da Igreja, das 14h às 17h, durante bazar solidário promovido pelo Lions.

A ação contará com serviços diversos: O Senac, com corte de cabelo, penteado e maquiagem; terá também a presença de um educador físico; será feita venda de lanches, pintura de rosto infantil; avaliação nutricional simples feita por Nutricionista e a Cruz Vermelha Rcom orientações de prevenção da dengue, zika e outras doenças.

Segundo  a coordenadora da Imunização, Daniele Norões as vacinas contra a gripe continuarão sendo recomendadas, sobretudo para os indivíduos com 60 anos ou mais; os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; em crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade,  funcionários do sistema prisional, e professores de escolas públicas e particulares.

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, participa de audiência pública com o tema “Adoção”

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato participou na manhã dessa quinta-feira, 25, de audiência pública com o tema “Adoção”. A sessão foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), e aconteceu no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes.  

O encontro contou com a palestra do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), promotor de Justiça Hugo Mendonça, e da técnica ministerial da Secretaria-Executiva das Promotorias da Infância e Juventude do MPCE, Anna Gabriella Pinto. Na ocasião foram abordados, diversos assuntos relacionados ao tema como: o cadastro municipal de adotantes, o procedimento para entrega de criança recém-nascida pelos pais que não querem se responsabilizar pela sua criação, além de vários esclarecimentos acerca do processo de adoção.
Na ocasião, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Águeda Duarte, informou que a secretaria estará realizando em breve, o curso para pretendentes a adoção, bem como administrando o Programa de Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes Acolhidos.  De acordo com a secretária, esse é um programa que permite construir uma relação especial com a criança e adolescente, além de auxiliar no crescimento saudável do afilhado (a), permitindo visitas, trocas de afetos e presentes. “O apadrinhamento, além de gerar benefícios para o apadrinhado, com acesso a programas de saúde, educação, lazer e esportes, gera frutos positivos para a comunidade, que é impactada positivamente pelas atividades desenvolvidas”. Ressalta.
Participaram da audiência, magistrados, defensores públicos e advogados que atuam em Juizados da Infância e Juventude, representantes das redes pública e privada de saúde, das redes municipal e estadual de assistência social e de ensino, conselheiros tutelares, além de representantes da sociedade civil organizada.

O procurador, Dr. Hugo Mendonça ressalta que essa ação pretende fortalecer a utilização do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) em todas as Comarcas cearenses. “Essas audiências públicas são um momento para sensibilizarmos a comunidade sobre a importância das adoções serem realizadas através do Cadastro Nacional específico” justifica. 
  
Alunos de escola cratense desenvolvem o projeto “Desperdício Zero”

Com o objetivo em fortalecer o tema da sustentabilidade e não desperdiçar a merenda escolar, a Escola José do Vale, localizada no bairro Barro Branco, está desenvolvendo um projeto que envolve alunos do 5º e 6º ano. Idealizado por alunos e professores, o projeto se chama “Desperdício Zero”,
De acordo com o diretor da unidade escolar Cláudio Gregório, o projeto está sendo muito bem aceito, tanto pelos alunos como pelos funcionários. Cláudio explica que os estudantes evitam o desperdício da merenda escolar e fiscalizam a quantidade de comida que é desperdiçada naquele dia.

Após a fiscalização da merenda, se tiver alguma sobra, os alunos recolhem essa comida e levam até uma balança para ver o quanto foi desperdiçado. Com a orientação de estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), os alimentos serão levados para um processo chamado compostagem, onde serão reaproveitados e transformados em adubo orgânico.

Depois de realizada a compostagem, esse adubo é aplicado na horta que os discentes mantêm na escola, onde plantam cebolinha, coentro, alface, beterraba e cenoura. O diretor Cláudio informou ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário entrará como parceira no auxílio com ferramentas e sementes.

Saúde do Crato promove Atividades educativas e de orientação sobre hanseníase

Dando continuidade à Semana da Pessoa Atingida pela Hanseníase, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Epidemiologia, realizou nesta semana, nas unidades de saúde do município, rodas de conversa com orientações sobre a doença e atividades educativas.
Na ocasião, os profissionais de saúde disponibilizaram informações sobre os sintomas, explicaram como é feito o diagnóstico, as formas de transmissão e tratamento para quando a hanseníase é detectada. Os PSF’s do Alto da Penha, Guaribas, e Vila Alta promoveram diálogos com a população sempre abordando a questão do preconceito, ainda muito presente em relação a essa doença.
Segundo a Coordenadora do Posto de Especialidades, Myllena Farias, na última quarta-feira, 24, em parceria com a Escola Virgílio Távora, foi realizada palestra, sorteio de brindes, e oferecido um café da manhã aos participantes. E na tarde de ontem, quinta, 25 os profissionais de saúde ministraram palestra, juntamente com alunos da Escola Técnica Profissionalizante ATS.