Usuarios On-line





terça-feira, 2 de maio de 2017

Resumo da sessão desta terça-feira da camara do crato

A Câmara Municipal do Crato voltou se reunir nesta terça-feira, 2 de maio, em Sessão Ordinária. O início do encontro foi marcado pela alusão, feita pelo memorialista Huberto Cabral, aos 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 que contou com participação destacada do município do Crato. Dois vereadores discursaram na Tribuna. Confira detalhes da Sessão desta terça-feira.

Pequeno Expediente foi aberto pelo memorialista Huberto Cabral ao rememorar os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817, iniciada no Recife, em março, e prolongada na cidade do Crato em 3 de maio daquele ano.

A Revolução de 1817 teve a frente a heroína cratense Bárbara de Alencar e seus filhos, Tristão Gonçalves e José Martiniano de Alencar. Após uma missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Penha, mãe e filhos proclamaram a Independência do Brasil. “O Crato, assim, é considerado o berço da liberdade no Brasil”, afirma Cabral.


Amadeu de Freitas (PT) registrou a realização da Greve Geral na última sexta-feira (28): “grande movimento com objetivo de denunciar as reformas do governo Michel Temer. Gente nas ruas, não para as atividades do dia-a-dia, mas para protestar”. O vereador também registrou a morte do cantor e compositor Belchior. “Belchior cantou a necessidade de se buscar uma revolução na sociedade”, disse Amadeu. Também o falecimento da professora Valdênia Gomes, integrante do quadro de servidores em Crato.


Pedro Alagoano (PSD) afirmou que a população do bairro Sossego pretende se reunir esta semana em busca de encaminhamentos por se sentirem excluídas nas ações do Poder Executivo, como a reposição de lâmpadas, saneamento básico, fornecimento de água e outros serviços.


Jales Velloso (PSB) ressaltou o retorno em obras na estrada de Santa Fé e pediu posicionamento sobre a empresa que ganhou licitação de combustíveis e empresa que desenvolve ações de dedetização no município.


Renan Almeida (PEN) afirmou ter participado de ida de vereadores à Brasília, ao passo que convidou deputados federais a participarem de audiência pública sobre a situação dos hospitais do Cariri, em 13 de maio na cidade de Barbalha.


Grande Expediente


Pedro Lobo (PT) usou a Tribuna para destacar a visita feita à Brasília, junto aos vereadores Renan Almeida (PEN) e Thiago Esmeraldo (PP). Ela buscou somar forças políticas para a destinação de recursos e



Thiago Esmeraldo (PP) também discursou na Tribuna sobre a visita feita e questionamentos feitos sobre a paralisação de atividades no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Crato, cuja maior parte de atividades estão paralisadas desde 2014, segundo o parlamentar.

O presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), anunciou a continuidade da visita de secretários municipais ao Legislativo. Na sessão da próxima terça-feira (9), o secretário de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior, vai prestar esclarecimentos sobre questionamentos e dúvidas de vereadores e da população.