Usuarios On-line






quarta-feira, 17 de maio de 2017

Secretária de Educação presta esclarecimentos em sessão na Câmara do Crato

A Câmara Municipal do Crato voltou a se reunir em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (16). Continuando a visita do secretariado municipal, recebeu a secretária de Educação, professora Otonite Cortez para apresentar detalhes da pasta.

O Poder Legislativo também abriu espaço na Tribuna para o professor Rufino Neto, diretor do campus Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Igualmente, a Mesa Diretora cedeu a fala ao médico José Oliveira Cavalcante – Dr. Cory.

O Pequeno Expediente foi aberto com a utilização da Tribuna pelo diretor do campus Crato do IFCE, professor Rufino Neto. Ele apresentou detalhes da implantação de três cursos de especialização na instituição: Gestão e manejo de recursos ambientais; Manejo sustentável da irrigação para o desenvolvimento de sistemas agrícolas; e Produção animal no semiárido. As inscrições estão abertas até 31 de maio através. 

Ainda durante o Pequeno Expediente, a secretária municipal de Educação, Otonite Cortez, demonstrou aspectos de sua gestão à frente da pasta. Foram exibidos aos vereadores e demais cidadãos presentes à sessão dados financeiros como receitas e despesas, números de estudantes, instituições de ensino e profissionais que atuam, entre outros.


Entendo que os vereadores, como representantes do povo, devem levar esclarecimentos para a população e aqui é um lugar de fazer essa espécie de prestação de contas do que foram esses quatro meses de gestão” avalia a secretária. “É uma prática democrática trazer as pessoas para cá”.

Otonite Cortez disse ter encontrado dois grandes desafios neste início de gestão: a lotação de professores e o transporte escolar. Quanto ao primeiro tema, foi feita a lotação dos profissionais baseada em critérios técnicos que reduziu a demanda de professores temporários, “o que representa esforço para diminuir os custos da folha e criar as condições para o aumento (salarial) que os profissionais estão pedindo”.

A situação do transporte público escolar em Crato foi exaustivamente debatida entre os vereadores na presença da secretária de Educação. De acordo com a professora Otonite, a administração municipal encontrou dificuldade na cotação de preços de empresas para fazer licitação.
“Concluímos a licitação, já tem uma empresa vencedora e esse mês faremos o contrato com essa nova empresa e acho que deixamos para trás uma grande quantidade de problemas que vinham se arrastando com as empresas anteriores”, 


 A Câmara Municipal também recebeu a visita do médico Dr. Cory, que inaugurou uma clínica médica em Crato no início de abril. Desde então tem tido obstáculos para formalizar convênios entre a clínica e planos de saúde. Um deles, segundo o médico, só permite contratos com clínicas distantes 80 km de Juazeiro do Norte. Neste sentido, ele buscou apoio do Poder Legislativo para que usuários dos planos possam ser atendidos mediante a formalização dos contratos com as administradoras dos planos.