Usuarios On-line







quinta-feira, 27 de julho de 2017

Educação do Crato se reúne com diretores e coordenadores pedagógicos antes da volta às aulas

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na manhã de ontem, 26 de julho, no auditório da secretaria, encontro com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais para tratar sobre o plano de trabalho para o segundo semestre.
Iniciando a acolhida, a Secretária de Educação, Otonite Cortez, agradeceu a presença e a disponibilidade de todos, pontuou alguns assuntos específicos como, a regularização da merenda escolar; a questão do transporte, onde recentemente o município adquiriu um veículo e a conquista do calendário de pagamento dos professores; falou também sobre a importância do trabalho da equipe de inclusão nas escolas; entre outros.
Diretores e coordenadores pedagógicos foram informados também sobre a entrega dos livros da educação infantil, que segundo a secretária, será na próxima semana, e sobre o fardamento, que está em processo de licitação, com previsão para entrega no mês de setembro.
Para finalizar sua participação, Otonite pediu foco na aprendizagem dos alunos. “Temos o dever moral e colocar o Crato em uma posição de destaque no que diz respeito às avaliações. Temos que alavancar a aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou.
Com relação à parte pedagógica, a Secretária Adjunta, Tereza Mônica, juntamente com a Coordenadora, Cirene Brasil, falaram sobre o desenvolvimento da escola; o calendário de formação; o circuito de acompanhamento; e os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com a equipe da Secretaria de Educação do Crato, as aulas do segundo semestre das escolas municipais serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 31 de julho.

IX Conferência Municipal de Assistência Social discute a "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS

 O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS do município de Crato-CE estará realizando, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá amanhã, sexta-feira, 28, das 7h30 às 17h30, no auditório do SEST SENAT.
A abertura do evento contará com a apresentação cultural do Projeto Verde Vida, e com a palestra da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Águeda Duarte, que irá falar sobre, “A Política Municipal de Assistência Social (O Plano Decenal 2016 e 2026)”.
A conferência abordará o tema, “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que será apresentado pela Conselheira Estadual/Gestora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Delza Maria Barata Alencar. 
Na ocasião serão realizados debates, orientações de trabalhos, plenária de aprovação das propostas em grupos e eleição dos delegados para a XII Conferencia Estadual de Assistência Social.
De acordo com Águeda Duarte, a conferência tem o objetivo de discutir as demandas da assistência social a nível Municipal, Estadual e Nacional, além de deliberar e organizar propostas para a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Nos dia 18 e 19 de julho, foram realizadas as pré-conferências nos Centros de Referência de Assistência Social do Muriti e Seminário, e contou com a presença de membros do CMAS e mais de 50 moradores das localidades referenciadas pelos CRAS.
  
Secretaria de Esporte do Crato se reúne com a comunidade na Quadra do Gesso

O secretário de Esporte do Crato, Lamar Lima se reuniu na tarde dessa quarta-feira, 26, na Quadra do Gesso, com moradores da comunidade e integrantes do Coletivo Camaradas, para apresentar ações previstas para serem desenvolvidas no equipamento e aquisição de materiais esportivos.
Segundo o Secretário Lamar, a intenção é desenvolver um trabalho em parceria com os moradores. “Já temos um programa montado para trabalhar no Gesso, onde pretendemos trazer todo equipamento esportivo, para futsal, vôlei, basquete, como coletes, camisas, bolas, redes e principalmente professores capacitados para desenvolver as potencialidades da comunidade”, acrescenta.
Lamar acrescenta que a meta é utilizar esse espaço da melhor forma e desenvolver projetos para viabilizar mais oportunidades, tanto na área esportiva como no acompanhamento por profissionais educadores físicos com treinamentos funcionais e dança, para todas as idades.
A quadra foi inaugurada recentemente pelo prefeito Zé Brasil, que firmou seu compromisso em cobrir e iluminar o equipamento que já vem sendo ocupado pela comunidade com os tradicionais “rachas” e nas terças-feiras, são realizadas atividades de recreação com o educador físico, professor do curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará – IFCE Luciano Carvalho, que vem realizando relevante trabalho com a comunidade.

Projeto Hortas nas Escolas é iniciado no município do Crato

Com o título de Hortas nas Escolas, o projeto realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Crato, teve início ontem, quarta-feira, 26, na Escola Professor Álvaro Rodrigues Madeira, no bairro Misericórdia.
A atividade consiste na realização do trato e do plantio de hortaliças nas escolas municipais com o objetivo de incentivar a atividade agrícola e o consumo de alimentos orgânicos nas próprias instituições e em casa. Entre as hortaliças plantadas estão coentro, cebola, alface, tomate cereja, pimentão, pimentinha e cenoura.
A ação tem caráter itinerante e as próximas instituições do município a serem beneficiadas com o projeto são a Escola Álvaro Madeira - no bairro Sertãozinho, a Escola Gonzaga Mota, no bairro Alto da Penha, a Creche Nossa Senhora de Fátima - no bairro Mutirão e a escola José do Vale Arraes Feitosa, no bairro Barro Branco.
A efetividade de um projeto como esse pode resultar em alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura na sociedade em relação à natureza.

Secretaria de Infraestrutura realiza reparos no centro de Crato

Com o objetivo de oferecer melhores condições de trânsito aos motoristas e pedestres, a Secretaria Municipal de Infraestrutura vem realizando reparos na malha asfáltica do centro da cidade do Crato. Esta etapa da operação beneficia as ruas Coronel Luís Teixeira, rua São José, Avenida José Alves de Figueiredo, onde será construída uma faixa somente para pedestres, além do entorno próximo a Praça da Sé, rodoviária e prédio da Prefeitura.
Segundo o Secretário, Luiz Wellington Brandão, sua equipe técnica está realizando levantamento e mapeamento de todas as localidades a serem reparadas nas próximas etapas da operação.
A Secretaria de Infraestrutura do Crato também está a frente de outras obras importantes em andamento na cidade, como por exemplo, a reconstrução de rampas de acessibilidade, atendendo a regulamentação necessária, a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Zacarias Gonçalves e dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS dos bairros Vila Alta e Gisélia Pinheiro (Batateiras).

Núcleo de Turismo do Crato pesquisa experiências exitosas em cooperativismo digital

O supervisor do Núcleo de Turismo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato, Allan Bastos esteve esse mês em Fortaleza para realizar visitação ao Projeto Pirambu Digital.  Lá foi recepcionado por Fabricio Mendes que disponibilizou informações acerca da formação da ideia da cooperativa.
A Pirambu Digital é uma cooperativa de tecnologia que busca por meio da qualificação e do desenvolvimento de pessoas, prestar serviços de alta qualidade técnica e profissional, aos setores de Tecnologia da Informação (TI) de micros à grandes empresas. Formada por profissionais da tecnologia da informação, oriundos do Instituto Federal do Ceará. O Pirambu Digital já tem 10 anos, e esse ano chegaram com novas estratégias para ganhar novos mercados, criando uma ONG, uma empresa de tecnologia e uma escola de tecnologia da informação.
A proposta do Conselho de Desenvolvimento foi fazer essa observação in loco no Pirambu Digital ver a experiência da descoberta da vocação de um bairro, aproveitando os profissionais que lá estão e criar uma orientação para o desenvolvimento do mercado que vão aturar. “Uma meta agora é buscar os alunos que estão saindo das escolas técnicas do Crato e mapear onde estão, o que estão fazendo e desenvolver um trabalho dentro das perspectivas e direcionamentos que pude conhecer na experiência do Pirambu digital” destaca Allan Bastos.