Usuarios On-line







quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Estudantes de escola municipal participam de evento em alusão a Semana Nacional de Trânsito



Na manhã desta quarta-feira (20), os alunos da Escola São Francisco participaram de evento em alusão a Semana Nacional de Transito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Aqui no municiipio do Crato essa semana está sendo realizada pela Secretaria de Segurança Pública, Demutran e com a parceria do Detran. Esse momento tem o intuito de promover a cultura da paz e da segurança nas vias públicas. 

A campanha de 2017 aborda o tema, “Minha escola faz a diferença”, com o propósito de que cada cidadão cumpra sua parte para um trânsito mais humano e que a vida seja preservada. Essa ação de hoje na Escola São Francisco foi uma parceria com o DETRAN Estadual, que trouxe para os alunos uma maquete de uma mini cidade, onde os jovens estudantes tiveram a oportunidade de comandar carrinhos movidos a controle remoto, além da apresentação da peça “Chapeuzinho no Vermelho”, que abordou o assunto: sinalização semafórica no centro da cidade. 

Para o Secretário de Segurança Pública do Crato, Coronel Jarbas Freire, o envolvimento das escolas é essencial nessa abordagem. “Por meio da Semana Nacional levamos a informação aos usuários de trânsito da nossa cidade. Nós acreditamos que a educação é o melhor caminho para atingir nosso objetivo, que é reduzir acidentes e salvar vidas”, acrescenta. 

O vice prefeito André Barreto comentou a importância dessa ação com os estudantes do município, para que esses jovens levem esses ensinamentos para suas casas e sejam multiplicadores dessa educação para o transito. “Com um trânsito cada vez mais respeitoso, mais humano, as vidas dos cidadãos certamente serão mais preservadas”, explica. 

Aos 8 anos de idade, Gabriel já tem noção dos riscos ao trânsito devido à falta de atenção. Mesmo que ainda esteja longe de ser um condutor, ele já dá dicas para que a dinâmica entre condutores e pedestres seja harmoniosa. “Eu olho para os dois lados da rua ao atravessar porque pode vir um carro na minha direção”, comenta o aluno.

O gerente do núcleo de atuação do DETRAN do Ceará, Fernando Solon, que veio representando o Governo, comenta que o DETRAN em parceria com os órgãos de trânsito municipais, vem desenvolvendo uma série de ações em várias cidades e na capital, com o objetivo de despertar a sociedade para um melhor comportamento, com o propósito de reduzir os índices de acidentes no Estado. “É preciso que cada condutor, cada motorista adote um comportamento mais humano, mais cuidadoso”, explica.

Fernando ressalta que nos próximos meses o Governador Camilo Santana estará inaugurando uma Escola de Educação para o Trânsito, que funcionará na nova sede do posto do Detran que será em Juazeiro do Norte, com o propósito de atender todos os alunos, jovens e crianças da Região do Cariri.

O diretor do Demutran Crato, Daniel Aquino, acrescenta que durante a semana será realizada distribuição de panfletos e abordagem ao condutor. Ele acredita que a educação é de fundamental importância nesse processo de melhoria de comportamento do cidadão no trânsito.