Usuarios On-line






segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Terceira pré-conferência de desenvolvimento rural reúne representantes de Ponta da Serra, Dom Quintino e Bela Vista

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, realizou na manhã do último sábado, 18, a terceira Pré-conferência Territorial/Distrital de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro aconteceu na Escola João Leandro, em Ponta da Serra, e reuniu as comunidades dos distritos da Ponta da Serra, Dom Quintino e Bela Vista.

Durante o evento o secretário Zilcélio Alves, ressaltou que esses encontros vêm superando as expectativas e que está indo pessoalmente nas comunidades convidar as lideranças para participarem. “A população vem atendendo nosso chamado, estamos elaborando propostas para o planejamento dos próximos quatro anos, que será levado as gestões das esferas Municipal, Estadual e Federal, para que possamos executar as propostas legitimas vindo dos agricultores que vivem a realidade do campo” comenta.

O secretário citou algumas prioridades que são destacadas na conferência como a construção de pequenos barreiros nas comunidades, a questão de universalizar a construção das cisternas, as estradas, o atendimento dos postos de saúde e principalmente a questão do abastecimento d’água. “Entendemos que a agricultura não é apenas a plantação, temos que discutir a saúde, educação, infraestrutura, lazer, por isso que nessas conferencias contamos com a participação de vários setores da administração”, justifica.

O arquiteto e servidor público Hildo de Morais Júnior, está coordenando o eixo I, Infra Estrutura e Serviços Públicos, e observa que a pré-conferencia é o princípio da participação popular na elaboração do plano que será o norteador das políticas públicas do município do Crato para o desenvolvimento rural. Segundo ele, o fenômeno do êxodo rural se dá exatamente pela falta de infraestrutura no meio rural. “Acredito que essa participação da comunidade é um passo importante para as ações que no futuro venham a ser implementadas atendendo essas demandas”, diz Hildo.

A moradora do sítio Lagoa Rasa, Esmeralda Correa comenta que a comunidade recebe essa iniciativa com grande alegria, pois nunca tinha acontecido um momento desses, por parte da administração pública municipal, para saber as necessidades dos agricultores.

O agricultor Jose Coelho Sobrinho, morador do Sitio Cipó, agradece a iniciativa do secretário Zilcélio Alves que está mobilizando os moradores das comunidades para falar das necessidades.

Participaram do encontro também o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do Crato, Antônio Alves da Gama, o diretor da Escola João Leandro, Felipe José, o vereador Pedro Lobo, o presidente da SAAEC, Iarley Brito, a assessora especial dos direitos das mulheres do município, Mara Guedes, e representantes de diversas entidades e associações.

No próximo sábado, 25, o encontro será na Escola Rosa Ferreira, com as comunidades dos distritos Baixio das Palmeiras e Santa Rosa. As Pré-Conferências Territoriais/Distritais, fazem parte das ações que antecedem a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Crato, que acontecerá no dia 06 de dezembro, no Instituto Federal de Ceará – IFCE/Crato CE, com o tema, “Novos Olhares para uma Nova Ruralidade: O Rural que Temos e o Rural que Queremos”.