Usuarios On-line






quarta-feira, 21 de março de 2018

Em cinco anos, Ceará registrou pelo menos 10 apagões

O apagão que atingiu o Ceará nesta quarta-feira (21) é, pelo menos, o 10º registrado no Estado nos últimos cinco anos. Outros 9 blecautes observados na Capital e no Interior, desde 2013, foram provocados por falhas nos serviços da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e da Enel Distribuição
Em 2016, o Estado teve duas ocorrências. O primeiro apagão aconteceu em Fortaleza no mês de junho e durou cerca de 30 minutos. Aproxidamente 20 bairros relataram queda de energia.  O segundo blecaute foi registrado em agosto e afetou diferentes regiões cearenses. O problema decorreu de uma interrupção em linhas de transmissão da Enel. Municípios como Horizonte, Santa Quitéria, Iguatu, Nova Russas e São Benedito ficaram às escuras. 
Histórico do corte de energia

No ano anterior, quatro apagões atingiram o Ceará. Em março de 2015, uma falha na subestação Fortaleza II, da Chesf, deixou a Capital e parte da região Norte sem luz. O blecaute durou 2 horas. No mês de junho, um novo defeito na mesma subestação gerou quedas de energia em Fortaleza e na Região Metropolitana.  O terceiro apagão do ano ocorreu em novembro, quando uma falha de energia afetou bairros da Capital. No mesmo mês, outro blecaute voltou a atingir Fortaleza e região Norte.