Usuarios On-line






segunda-feira, 7 de maio de 2018

Câmara discute a preservação dos equipamentos culturais do município

A sessão desta segunda-feira (07) na Câmara de vereadores foi iniciada sendo respeitado  1 minuto de silêncio por conta do falecimento do irmão do presidente Florisval Coriolano. Em seguida a sessão contou com a participação do Sr. Amilcar Jair Schimidt, diretor do trabalho da cidade de Novo Hamburgo-RS que falou sobre a indústria calçadista no Rio Grande do Sul especialmente em sua cidade. Ele também afirmou que o Crato e a região do Cariri tem tido um desenvolvimento considerável nos últimos anos. 
O secretário municipal de cultura Wilson Dedê também esteve participando da sessão e utilizou a tribuna para pedir o apoio dos vereadores para a solicitação de tombamento do Parque histórico do Caldeirão de Santa Cruz por parte do Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional (IPHAN), já que foi enviado um ofício à entidade em 1996 e até o momento, 22 anos depois, ainda está em fase de análise. O secretário aproveitou também para responder questionamentos dos vereadores sobre o teatro Salviano Arraes, as novas salas de cinema, museu de fósseis e também sobre a casa de Câmara e cadeia do Crato, onde funciona o museu histórico. Segundo ele serão feitas manutenções em vários destes equipamentos. Também divulgou os trabalhos que estão sendo realizados pela secretaria. 
Após as votações a sessão foi encerrada. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Pedro Alagoano (PSD).
Confira com detalhes o que ocorreu na sessão: 
Pequeno expediente
Adil (PSC): Pediu um envio de ofício à secretaria de infraestrutura solicitando  obras de reformas nas estradas dos distritos. Citou que deve ser feito um paliativo já que a situação está precária e precisa de urgência. 
Thiago Esmeraldo (PP): Também citou a situação degradante das estradas do Monte Alverne e Santa Fé. O vereador também pediu uma resposta sobre terrenos que devem ser revertidos ao município. Pediu esclarecimentos sobre o destino do prédio do Corpo de bombeiros; Por fim também solicitou a data de entrega para os boxes no entorno da estátua de N. Srª de Fátima. 
Dr. Renan (PATRIOTA): Informou de uma audiência pública que acontecerá nesta terça (08) no CEJA sobre as diretrizes orçamentárias. Também parabenizou o poder executivo pela ordem de serviço para início das obras da Av. Hermes Paraíba.
Amadeu de Freitas (PT): Informou do edital de convocação para a medalha Elói Teles de Morais que já foi divulgado e estabelece o prazo de indicação até o dia 1 de junho. 
Ticiana Cândido (PSDB): Pediu envio de moção de aplausos à assembleia legislativa pela audiência que homenageou os autistas. Também pediu envio de ofício para a secretária de educação para maiores esclarecimentos sobre o Proerd e também do projeto ABB comunidade.  
Bebeto (PODEMOS): Informou que no próximo dia 25 será entregue o título de cidadania cratense ao dep. Federal Cabo Sabino; o vereador também pediu ao poder executivo para que fosse instalada em Crato um Colégio Militar, instituição que a muito tempo vem sendo solicitada. 
Grande expediente

Pedro Lobo (PT): Falou sobre a coletiva de imprensa que aconteceu no último sábado (5) com a presença do dep. Federal Guimarães (PT)  no qual ele confirmou a sua pré-candidatura a deputado estadual. O vereador afirmou estar motivado para as eleições e enalteceu que o Crato precisa de representação na assembleia legislativa.