Usuarios On-line







sexta-feira, 18 de maio de 2018

Caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reúne comunidade em Crato

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Solon Pinheiro Teles, escolas municipais do bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras) e comunidade, realizaram ontem, 17, caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O início da passeata foi às 8h, com saída em frente a sede do citado CRAS, percorrendo as ruas da localidade. Participaram do ato, membros da Rede de Proteção, servidores da SMTDS, profissionais, crianças e adolescentes das Escolas Maria Yara De Brito Goncalves (CAIC) e Juvêncio Barreto, usuários do CRAS e moradores das redondezas.

Com faixas, cartazes, música e alegria, a caminhada seguiu pelas ruas do bairro, levando a mensagem de alerta e proteção para com as crianças e jovens do município. Os pequenos com fantasias de flores, lembravam o slogan da campanha “Faça Bonito”, que tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.

Na ocasião, a Coordenadora do CRAS Solon Pinheiro Teles, Maria Lúcia de Lima, analisou de forma positiva o evento. “Foi um momento bastante significativo, onde tivemos a participação dos usuários do nosso centro, das escolas com professores, diretores, profissionais de saúde, associação dos bairros, entidades religiosas e muitas pessoas da comunidade. Na assistência social, procuramos trabalhar junto às famílias, temáticas de auxílio e proteção, que deverão ser defendidas todos os dias em casa e nas escolas”, destacou.

Alunos da Escola Maria Yara De Brito Goncalves (CAIC), Jamile Ferreira, de 14 anos e Ismael Rodrigues de 16, participaram ativamente da caminhada, ao lado de vários colegas e avaliaram o evento como muito importante. “Precisamos ficar muito bem informados para nossa segurança e também para lutarmos em favor dos nossos direitos”, disse Jamile.

A gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, destacou a importância das ações como uma forma de despertar a sociedade para o tema. “Toda a população precisa saber como é importante proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de violência ou abuso. Antes mesmo que a agressão aconteça ao menor sinal de perigo, devemos entrar em ação. Parabenizo a todos os envolvidos nessa linda caminhada”, concluiu.

Também presente na ação, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire.