Usuarios On-line






sexta-feira, 1 de junho de 2018

Abertura oficial marca primeiro dia da Exproaf 2018

Comemorando 18 anos de sua criação, a Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri (Exproaf), que acontece até o dia 03 de junho, teve início na noite de ontem, 31, com a presença do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Diassis Diniz; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Raimundo Martins; do coordenador geral da federação no Cariri, Joathan Magalhães; do vice-prefeito e Secretário de Saúde do Crato, André Barreto; do Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Zilcélio Alves, além de secretários, vereadores, deputados estaduais e federais, e diversas lideranças regionais.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton deu as boas-vindas a todos os agricultores e falou da importância da exposição para a atividade agrícola familiar. Lembrou de sua origem, que muito se assemelha com os expositores e destacou o trabalho articulado entre Estado e Município para desenvolver ações como a Exproaf. “A parceria acontece em todos os momentos para fortalecermos o agricultor familiar e, futuramente, possamos ampliar esta feira”, afirmou.

O Chefe do Executivo complementou que “este ano, a Exproaf não aconteceu no Parque de Exposições devido a reforma, mas a partir de agosto realizaremos semanalmente uma feira da agricultura familiar no novo parque, para dar mais oportunidade aos pequenos produtores”, finalizou.

O presidente da Fetraece, Raimundo Martins, parabenizou a gestão municipal pelo grande apoio na realização da exposição e fez uma retrospectiva da feira, que foi criada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato e após 10 anos, foi ampliada e incorporada às ações da Fetraece. “A feira é referência na região e no Estado, estando inclusive no calendário estadual, e envolve parceiros estratégicos nesta ação. Ela tem uma importância muito grande, pois oportuniza os agricultores a exporem seus produtos, mostra a potencialidade da agricultura familiar da região e permite a venda de produtos de qualidade sem atravessadores”, comenta.

Para o gestor da SDA, Diassis Diniz, a feira estar sendo realizada na RFFSA é muito simbólico. “Relembrando os tempos azuis da agricultura do Cariri há anos atrás”. Aproveitando todo este cenário, Diassis anunciou investimentos que o Governo do Estado estará iniciando ainda este ano em projetos que influenciam diretamente a agricultura familiar, como Projeto São José, com investimentos de R$ 500 milhões; e o Projeto Paulo Freire, que será ampliado com o recebimento de R$ 200 milhões.

Na ocasião, a equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental realizou o trabalho de vistoria e orientou os expositores quanto a manipulação de alimentos que serão ofertados durante os três dias de feira.

Sobre a Exproaf

Os expositores da agricultura familiar de vários municípios da região do Cariri estarão comercializando produtos agrícolas, artesanato e comidas típicas, tudo ao som de apresentações folclóricas e shows culturais até domingo (3).

A Exproaf é organizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), com o apoio dos Sindicatos da Região do Cariri, Prefeitura Municipal do Crato e do Governo do Estado. Além da feira e da parte cultural, a exposição contará com a realização de seminários voltados para os trabalhadores do campo, onde terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos e discutir melhorias para o segmento.