Usuarios On-line





quinta-feira, 14 de junho de 2018

Procissão de Santo Antônio reúne 20 mil pessoas

Barbalha. Cerca de 20 mil pessoas percorreram algumas das principais ruas deste Município, no Cariri cearense, em procissão que marcou o encerramento da Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O trajeto começou na casa da família Teles, que há muitos anos ornamenta a imagem do santo, seguindo até Igreja Matriz. Três carros de som acompanharam os fiéis que cantaram e rezaram durante a caminhada que encerrou no início da noite de ontem.
Orquestras, bandas cabaçais e grupos de penitentes acompanharam a procissão junto de 32 imagens, carregadas nos ombros, de santos padroeiros das comunidades rurais barbalhenses e de outros bairros. "É o dia da bênção. Hoje celebramos a entrada de Santo Antônio no céu. Então, os devotos e paroquianos se reúnem para louvar a Deus pela sua entrada na glória, a salvação, aquele que viveu profundamente o evangelho aqui na Terra", explica o padre Antônio José do Nascimento, pároco da Igreja Matriz.
Esta foi a primeira festa ao padroeiro que o padre Antônio José participou depois que assumiu a Paróquia de Santo Antônio, em janeiro. Por isso, ele se surpreendeu com a dimensão das celebrações e da fé dos barbalhenses. "Achei muito animado, muito bonito, muita festa. Em toda região do Cariri o povo é muito devoto, mas Barbalha supera muitas cidades. É diferenciada, porque engloba o religioso, o cultural e o social", disse.
A dona de casa Socorro Gegório reforça as palavras do pároco, garantindo que, anualmente, participa da procissão e que é devota "como todo barbalhense". A admiração pelo padroeiro vem dos pais e ela quer levar adiante para sua família. "Ele representa muito para a cultura da cidade. Eu não perco uma procissão, venho para todas as missas e quermesse".
Não é diferente da aposentada Marisa dos Santos, que mesmo com a perna machucada, veio do Sítio Venha-Ver, a 5Km da sede do Município, acompanhar a procissão, "mesmo que só para ver de longe", conta. Apesar de passar vários anos como líder da liturgia, na Paróquia de Santo Antônio, ela se surpreendeu com a beleza da festa neste ano. "É o Santo do mundo inteiro. Para o povo da cidade, é quase um ídolo. Todo mundo vai atrás de Santo Antônio. Vem gente de todo lugar e olha que não é domingo é dia de semana. O povo tem promessa, tem carinho ou milagres", acrescenta.
Retretas, trezena, quermesses e shows movimentaram os festejos de Santo Antônio em 2018. Aproximadamente 350 mil pessoas participaram da festa desde o dia 27 de maio, quando foi hasteado o Pau da Bandeira. No Parque da Cidade, mais de 20 mil barbalhenses garantiram o "Bilhete Social" para aproveitar, gratuitamente, as apresentações musicais que contou com artistas nacionais, como Wesley Safadão, Bell Marques, Leo Magalhães e Xand Avião.
Patrimônio Imaterial

Com mais dois séculos de tradição, cultura, fé e devoção, a Festa de Santo Antônio de Barbalha foi reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há três anos. Por isso, conseguiu um apoio de R$ 1,3 milhão do Ministério do Turismo para contratar atrações nacionais para a Festa no Parque de Eventos. Em 2018, completou-se o 308ª trezenário, com celebrações, leilões e apresentações culturais desde o dia 1º junho. Além disso, foi realizada uma grande feira de artesanato, que movimentou, aproximadamente, R$ 2 milhões em produtos locais.