Usuarios On-line






quarta-feira, 6 de junho de 2018

Seminário Diocesano São José homenageia Dom Vicente de Araújo Matos

Dentro da programação do Centenário da vida do terceiro bispo diocesano de Crato, Dom Vicente, o Seminário São José, homenageou o “bispo da Ação Social”. A solenidade que aconteceu na manhã, desta terça-feira (05), contou com a presença do Vigário Geral, padre José Vicente Pinto, o reitor do Seminário, padre Acúrcio Barros, o reitor do Santuário Eucarístico, Monsenhor Bosco Cartaxo, e Monsenhor José Honor.  Participaram, também, seminaristas e o corpo docente do curso de filosofia do seminário.
A Biblioteca que tem como patrono, São Jerônimo, recebe agora o nome de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, como sinal de gratidão, para homenageá-lo pelas bem feitorias e tudo aquilo que ele fez na cidade do Crato. “Ele foi um grande empreendedor, e este empreendedor deveria, também, adentrar os muros do Seminário São José”, ressaltou o padre Acúrcio ao falar da importância da figura de Dom Vicente.
A cerimônia de reabertura da biblioteca foi conduzida pelo Jornalista Humberto Cabral, que conviveu durante muito tempo com Dom Vicente, trabalhando na Rádio Educadora do Cariri. Em sua fala, Cabral elencou tantos feitos do bispo no decorrer de seu episcopado, entre eles o cuidado e atenção que o mesmo tinha para com os seminaristas. “Dom Vicente se importava muito com a formação dos seminaristas e quis que eles fossem formados em Roma, e assim foi”, contou.
Dom Vicente foi figura marcante na educação e na aprendizagem de jovens e adultos, da zona rural e urbana, leigos e clero. Ele trazia e também levava a formação até eles. Alguém que tanto contribuiu para a formação e a educação de tantas pessoas merece ser lembrado. A partir de hoje, todos que adentrarem a biblioteca do Seminário Maior, se lembrará da figura marcante do Grande Bispo.