Usuarios On-line







sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Violência cresce no Ceará com a greve da PM e Governo não vai mais divulgar os números para Imprensa

Enquanto o governo local aguarda uma definição do governo federal sobre o pedido de prorrogação do decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permite a presença das Forças Armadas no estado, a violência armada continua a causar mortos. Ao menos, 21 pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas. Diante do alto índice criminal, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) decidiu, ontem (26), suspender a divulgação para a Imprensa os números de assassinatos no estado durante a greve de PMs.

Contudo, entre a madrugada de quarta-feira de Cinzas e a manhã desta quinta-feira (27), foram registrados 21 mortes no Ceará, sendo sete homicídios na Capital, seis na Região Metropolitana de Fortaleza e mais oito casos no Interior.

Os sete crimes em Fortaleza aconteceram nos bairros Jóquei Clube, Novo Mondubim, Carlito Pamplona, Serrinha, Parque São Vicente (Grande Bom Jardim), José Walter e Lagoa Redonda.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, seis assassinatos aconteceram nos Municípios de Maracanaú (Conjunto Jardim Bandeirantes), Caucaia (dois casos), Paracuru, Guaiúba (no Distrito de São Jerônimo) e Aquiraz (Novo Iguape).

No Interior do estado, oito homicídios ocorreram nos Municípios de Juazeiro do Norte (cinco casos, incluindo um feminicídio), Iguatu, Limoeiro do Norte e Quixadá.

Explosão de assassinatos

Os seguidos assassinatos no Ceará, desde o início da greve dos policiais militares (na tarde do último dia 18), provocaram uma “explosão” nos índices dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). Entre os dias 1º e 26 de fevereiro o estado já contabilizou 325 assassinatos.

Somando aos CVLIs de janeiro (263) e os atuais índices de fevereiro, o Ceará apresenta em menos de dois meses, nada menos, que 592 homicídios.

E no começo desta quinta-feira (27), já foram registrados mais quatro assassinatos, sendo um em Fortaleza (no bairro Lagoa Redonda), outro em Caucaia e outros dois, na madrugada de hoje, na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri.

CNEWS