Usuarios On-line







segunda-feira, 16 de março de 2020

IFCE suspende atividades acadêmicas até sexta (20) devido casos de coronavirus no Ceará

O Comitê de Combate -19 no Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou sua primeira reunião, na manhã desta segunda (16), na Reitoria. Entre os encaminhamentos, está a recomendação da suspensão das atividades acadêmicas em todos 33 campi da instituição, inclusive no Cariri, esta sexta-feira (20). Além disso, os setores administrativos dessas unidades e da reitoria funcionarão em regime de plantão dos serviços essenciais (com revezamento de servidores e terceirizados, de forma a evitar aglomerações) e trabalho remoto (home office), cabendo ao gabinete do reitor e aos diretores-gerais definir essa escala de funcionamento em cada local.

Uma nova reunião do comitê será realizada nesta sexta-feira (20), às 9h para reavaliar a situação da disseminação do novo coronavírus no Ceará e, se necessário, estender a validade dessas medidas. Todos os eventos institucionais agendados até o dia 20 estão suspensos, assim como as viagens de servidores e alunos – salvo casos emergenciais, de acordo com a avaliação dos gestores máximos de cada unidade.

As recomendações foram definidas depois da confirmação dos três primeiros casos de coronavírus no Ceará, ainda na noite do domingo (15). A reunião foi comandada pelo reitor Virgílio Araripe e contou com as presenças dos pró-reitores, diretores-gerais de campi, profissionais da saúde e representantes de órgãos sistêmicos da Reitoria. Ainda na tarde desta segunda-feira, 16, as pró-reitorias de Ensino, Gestão de Pessoas e Administração e Planejamento divulgarão nota conjunta orientando como deve se dar o trabalho remoto dos servidores administrativos nesta semana – quando estes não estiverem escalados para o plantão presencial de trabalho.

O Comitê de Combate ao Covid-19 no IFCE recomenda que os alunos e servidores se mantenham em casa durante a semana – com exceção dos escalados para trabalhar em regime de plantão -, de forma a evitar uma maior disseminação do novo vírus no Ceará. Recomenda-se ainda que a comunidade acadêmica se informe sobre as deliberações relativas ao funcionamento da instituição nos canais oficiais de comunicação do IFCE, de forma a evitar a desinformação causada pela divulgação de fake news sobre o assunto.