Usuarios On-line






quinta-feira, 2 de abril de 2020

Casal confecciona máscaras e distribui voluntariamente no Crato


Todos sabemos quais são as medidas necessárias para barrar a disseminação da Covid-19 ou pelo menos deveríamos saber. Lavar as mãos, usar álcool gel e máscaras, mas com a grande procura por parte da população, alguns desses itens têm desparecido das prateleiras das farmácias e deixado algumas pessoas apreensivas, principalmente quem não pode ficar em casa e precisa sair para trabalhar ou mesmo as pessoas que apresentam sintomas de gripe.

Pensando nisso, Sâmia Fonseca e seu esposo, o professor Ricardo Fonseca, resolveram confeccionar máscaras em casa e distribuir voluntariamente. Eles moram na cidade do Crato e estão fazendo as máscaras caseiras para colaborar no combate à pandemia de Coronavírus, já que nem todo mundo conseguiu comprar. 

O material utilizado é elástico e tricoline. Um pano feito de algodão muito usado em peças mais sofisticadas e elegantes, um velho conhecido de quem compra camisas masculinas. O tecido é leve e fresco, onde na confecção o tecido é dobrado, proporcionando uma dupla filtragem. De acordo com Ricardo, “até o ministro da Saúde orienta que quem puder fazer as máscaras deixa as industrializas para profissionais da saúde, assim não ocorrerá desabastecimento no mercado.” Sem falar que o casal tem recebido muitas encomendas! O professor Ricardo lembra que os produtos são bem feitos, com estampas diversas, além de poder ser passado à altas temperaturas depois da máscara lavada, pois são reutilizáveis!

A inciativa é sem fins lucrativos! O casal faz para ajudar. “É uma forma de incentivar as outras pessoas a também fazer e não se aproveitar do momento. O processo é educativo, então não se trata de caridade, mas sim de cidadania”, disse Ricardo.

A ideia surgiu para abastecer só a família, logo no começo da pandemia, ninguém mais estava encontrando máscaras para comprar e quando encontrava era apreço absurdo.

De acordo com o casal, já foram confeccionadas mais de 40 máscaras, onde as estampas são feitas de acordo com o público e a profissão. Solidariedade diante da pandemia é um afago no coração.

Blog Cariri