Usuarios On-line


quarta-feira, 24 de março de 2021

Morre aos 89 anos de idade Aécio de Borba Vasconcelos




A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) comunica a morte aos 89 anos de causas naturais, em Fortaleza, do cearense ex-presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos (foto), nesta quarta-feira (24):

- É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o doutor Aécio de Borba Vasconcelos, na data de hoje (24 de março de 2021).

- Nascido em Fortaleza-Ceará, em seis de abril de 1931, o ex-presidente Aécio ficou à frente da instituição desde a sua fundação em 1979 até 2014. 

- Aécio foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito de Fortaleza). 

- Seu falecimento se deu devido a causas naturais.

- O presidente da CBFS, Marcos Madeira decreta Luto Oficial de três dias, e em nome da instituição estende as mais sinceras condolências à família e amigos do ex-presidente Aécio de Borba Vasconcelos".

Livro - O Livro “Aécio de Borba – A história política, social e empresarial”, obra póstuma do jornalista e escritor J. Ciro Saraiva, foi lançado no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). A iniciativa foi do ex-presidente da ALCE, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT).

Aécio de Borba Vasconcelos foi vice-prefeito de Fortaleza (1959/1963), assumindo o cargo de prefeito várias vezes durante a gestão de Manoel Cordeiro Neto. Foi deputado estadual em 1962; federal em 1982, 1986 e 1990 e um dos políticos com grande influência no Ceará, na época dos governos de Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra. Além disso, foi um dos maiores incentivadores do Futebol de Salão (Futsal), como dirigente local, regional, nacional e internacional de entidades que comandam o Esporte.

Governador do Ceará, Camilo Santana - Recebi com pesar a notícia da morte do ex-deputado federal, estadual e ex-vice-prefeito de Fortaleza, Aécio de Borba. Além de sua trajetória na Política, Aécio foi ainda um dos principais nomes do Esporte cearense e fundador da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS)".

César Pierre Barreto - Faleceu em Fortaleza o ex-deputado federal Aécio de Borba. Seguidor apaixonado da corrente política do ex-Governador Virgílio Távora (VT), participou ativamente da elaboração dos Planos de Governo de VT, o PLAMEG I (1962-1966) e o PLAMEG II (1978-1982). Foi secretário de Planejamento do segundo Governo Virgílio Távora. Empresário de sucesso implantou os anos de 1970 a primeira indústria de plástico do Ceará a Implac. Agropecuarista investiu na criação de gado de raça no Distrito Federal com a  produção de leite pasteurizado. Apaixonado pelo Futebol de Salão, foi o responsável pela divulgação no mundo do Esporte com participação em Olimpíadas. Presidiu durante muitos anos a Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Político atuante , empresário com visão de futuro, era um cidadão probo, um pai de família exemplar e um marido eternamente apaixonado. Foi o braço direito do governador Virgílio Távora no seu segundo Governo e conforme VT o sucesso da sua administração teve no amigo Aécio de Borba um dos principais responsáveis. Era  um homem de palavra e leal aos amigos. Vai fazer muita falta na época de escassez de bons homens públicos. Ave Aécio! Vai encontrar com os pais no Céu com o amigo VT, Manoel de Castro, Aquiles, Cesário Barreto, Moacir Aguiar e tantos outros amigos de longa convivência pessoal e Política"