Usuarios On-line


sexta-feira, 26 de março de 2021

VACINA: Garis entram em grupos prioritários, através de Projeto de Lei do Vereador Pedro Lobo




Cerca de 200 pessoas, entre Garis e demais trabalhadores da limpeza pública do Crato, serão beneficiados com o Projeto de Lei . 

Aprovado em duas votações, nas sessões de segunda-feira (22) e terça-feira (23), o Projeto de Lei 160 3001/2021, de autoria do vereador Pedro Lobo (PT), assegura aos Garis e aos demais profissionais que trabalham na limpeza pública e coleta de lixo, no município do Crato, a prioridade e a preferência em receber as vacinas, que têm a finalidade de imunizar a população contra a Covid -19, doença pandêmica que já causou o óbito de mais de 300 mil pessoas no Brasil, sendo que deste número absurdo de mortes, 135 ocorreram em Crato.

Pedro Lobo vem acompanhando com muita atenção o trabalho intenso da gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, que não tem poupado esforços para vacinar a população cratense, mesmo com um número reduzido de vacina a disposição no momento. 

O.vereador Pedro Lobo entende, como justifica em seu projeto, que em um cenário de poucas vacinas disponibilizadas para a população brasileira é compreensível que governadores e prefeitos, busquem disciplinar as suas estratégias de vacinação, a partir de grupos prioritários. 


"Acertada a priorização dos profissionais de saúde e das pessoas idosas por apresentarem risco mais elevado de contrair a doença e desenvolver quadros mais graves da Cobid-19, mas, também, defendemos a inclusão dos Garis e demais profissionais que trabalham na limpeza pública e coleta de lixo como grupo prioritário, para receber a vacina, afirma o vereador Pedro Lobo. 
 
O vereador justifica: "são profissionais essenciais ao equilíbrio sanitário, executam suas atribuições mediante amplo contato com a população e em grandes distâncias, o que os expõem demasiadamente ao contágio e os tornam potencias propagadores involuntários do vírus". "A inclusão tem o objetivo de preservar vidas e impedir a disseminação do vírus", ressaltou Pedro.

No parágrafo único do Artigo 1o do Projeto de Lei diz que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde o encaminhamento e a inclusão dos profissionais já mencionados, na relação de prioridade e preferência para receber a vacina contra a Covid-19. 

Essa Lei entrará em vigor no dia da sua promulgação. 


Opinião: 
 
O ex-gari, Luís Henrique dos Santos, 36 anos, morador da Rua Saturnino Candeia, no Alto da Penha, afirmou que o vereador Pedro Lobo foi bastante feliz em pedir prioridade, também para os Gariis, receber a vacina. 

A dona de casa Maria Luiza Rocha, da Rua Monsenhor Joviniano Barreto, 166, bairro São Miguel, também aplaude o projeto do vereador Pedro Lobo. " Os Gariis merecem receber a vacina como grupo prioritário pela atividade que realizam", disse Luiza.