Usuarios On-line






quinta-feira, 29 de abril de 2021

Polícia Civil desativa rinha de galo e resgata 83 animais em Icapuí




A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desativou uma rinha de galo, na última terça-feira (27), em Icapuí – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. Durante a ação policial, um homem de 37 anos foi detido e conduzido para a Delegacia Municipal de Icapuí, onde o procedimento sobre o caso foi instaurado. Durante a ofensiva, 83 animais que foram encontrados no imóvel foram resgatados, incluindo um gavião que estava com a pata machucada.

A equipe de policiais civis iniciou as diligências após receber denúncias de que uma residência na localidade Vila Jardim Paraíso seria utilizada como local onde ocorreria briga de galos. Ao chegar ao local, a equipe policial constatou a veracidade do fato.

No imóvel, foram encontrados 72 galos que estavam presos em situação de maus-tratos, uma construção em alvenaria com 32 gaiolas individuais, além de borrachas para fixação de esporas. Os policiais civis apreenderam também, no local, um gavião com a pata machucada, além de dez pássaros silvestres.

Diante disso, o dono da casa, um homem de 37 anos, foi conduzido para a sede da Delegacia Municipal de Icapuí, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do homem. Ele foi ouvido e liberado para responder pelo fato em liberdade.

O homem foi autuado nos artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais, que sanciona penal e administrativamente pessoas que mantenham em cativeiro animais da fauna silvestre, sem licença ou autorização da autoridade competente, e que estejam envolvidas em abuso e maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Os 72 galos e o gavião apreendidos na ocorrência foram doados à Organização Não-Governamental “APADA” (Associação de Proteção aos Animais de Aracati), onde receberão atendimento veterinário. Já os dez pássaros silvestres serão encaminhados a depositários fiéis, que ficarão com a guarda dos animais.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para o (88) 3432-1160, da Delegacia Municipal de Icapuí. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬