Usuarios On-line






sábado, 1 de maio de 2021

TSE LANÇA SÉRIE INFORMATIVA PARA CELEBRAR O MARCO DE 25 ANOS DA URNA ELETRÔNICA



No próximo dia 13 de maio, a Justiça Eleitoral comemora os 25 anos do envio das primeiras urnas eletrônicas para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Foi o início da preparação do primeiro pleito informatizado no Brasil, realizado em 57 cidades, e que alcançou mais de 32 milhões de eleitores: as Eleições Municipais de 7 de outubro de 1996.

Para marcar a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula, a partir deste sábado (1º), uma série de conteúdos para TV, rádio, internet e redes sociais, com o intuito de esclarecer o público sobre a importância da urna eletrônica para a democracia e, sobretudo, de mostrar como ela funciona e como o sistema de votação é transparente, seguro, ágil e auditável.

A série contará a história da urna eletrônica por meio dos depoimentos de quem estava presente e assistiu com os próprios olhos o desenvolvimento e a implementação do voto eletrônico no Brasil, bem como de quem trabalha com ela hoje em dia: servidores, mesários, colaboradores da Justiça Eleitoral e magistrados. Também será mostrado como a urna alcança cada cidadão, não importando dificuldades de ordem física, como no caso dos eleitores com deficiência, ou geográfica, como indígenas e comunidades isoladas.

O material ainda esmiúça, numa linguagem acessível ao público leigo, o complexo sistema de garantias de segurança implantado por todo o sistema eletrônico de votação. Assim, os brasileiros conhecerão melhor as fases de preparação e verificação dos equipamentos antes de cada eleição, e a auditabilidade dos sistemas ao longo de todo o processo eleitoral