Usuarios On-line






segunda-feira, 7 de junho de 2021

Mais de 16 mil integrantes das Forças de Segurança do Ceará foram imunizados na Capital



Após três dias seguidos de mutirão de vacinação para acelerar a imunização dos profissionais da segurança pública de Fortaleza, mais de 16 mil agentes já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A celeridade na aplicação das doses dos imunizantes é resultado de tratativas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza. Desde abril, 16.789 agentes das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas foram vacinados somente em Fortaleza.

“Tratamos a questão da imunização dos profissionais de segurança pública com uma prioridade absoluta nesse momento em que é tão importante a atuação desse grupo para combater a criminalidade e também auxiliando os órgãos estaduais e municipais de saúde na fiscalização das medidas de controle da pandemia”, destaca Sandro Caron, titular da SSPDS/CE.

Integrantes do quarto grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, os profissionais receberam, durante os meses de abril, maio e junho, mensagens via e-mail ou WhatsApp, comunicando data, local, horário e instruções de como proceder no ato de vacinação. Da mesma forma, a Prefeitura de Fortaleza atualizava as listas de vacinação contendo os dados dos profissionais que seriam imunizados.

“Confesso que fui tomada por felicidade, gratidão e esperança nos dias melhores que se avizinham. Continuo na torcida para que em breve tenhamos toda a população imunizada e que, assim, possamos nos livrar desse momento tão difícil. Já deu certo”, comemora Bruna dos Santos Nobre, 1ª tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Espalhados por diversos locais de vacinação pela Capital, policiais civis, policiais e bombeiros militares, profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de servidores da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), todos vinculados à SSPDS, foram contemplados com a primeira dose das vacinas. Outras forças amigas também tiveram seus servidores vacinados, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e integrantes das Forças Armadas.

“Agradeço, mais uma vez, ao governador Camilo Santana, ao secretário de Saúde, Dr. Cabeto, além do prefeito e da secretária de Saúde de Fortaleza, José Sarto e Dra. Stella [Leite], por todo esse esforço para imunizar mais de 16 mil integrantes das forças de segurança e das forças armadas que atuam em Fortaleza”, diz o gestor da SSPDS/CE.

Além da Capital, houve mutirões de imunização, entre os dias 3 e 5 de junho, em cidades-polos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior do Ceará: Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Paracuru, Quixadá, Russas, Sobral e Tauá.

Gestante, a 1ª tenente Renata, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) afirma que a vacinação é uma esperança de dias melhores. “No Dia das Mães meu nome saiu na lista, porém estava com sintomas gripais e não pude ser vacinada, isso me deixou muito abalada, com medo de ter contraído a doença. Fiz o exame e deu negativo, graças a Deus. Agora, consegui tomar a primeira dose no Centro de Eventos, saindo de lá com o coração cheio de gratidão e esperança. Devemos confiar na ciência e continuar nos prevenindo, fazendo o uso da máscara, álcool e evitando aglomerações”, pontua.

Desde o dia 11 de abril, as vacinações já ocorriam em todo o Ceará à medida que o Estado recebia novos lotes de vacinas enviados pelo Ministério da Saúde. A antecipação de policiais e bombeiros militares, policiais civis e peritos forenses cearenses ocorreu após articulação do governador do Ceará, Camilo Santana, além de tratativas que também foram conduzidas pelo secretário Sandro Caron junto aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Saúde.