Usuarios On-line






quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Terceiro dia de buscas por vítimas de desabamento começa com expectativa de encontrar soterrado vivo


O trabalho ininterrupto de buscas por sobreviventes do desabamento do Edifício Andrea, que desmoronou na terça-feira (15), continua em seu terceiro dia nesta quinta-feira. Desde o fim da noite anterior, socorristas e apoiadores voluntários têm a expectativa de encontrar uma pessoa com vida. Provavelmente uma mulher. A possibilidade de encontrar um sobrevivente aumentou a já exemplar rede de solidariedade. Pela manhã, contudo, foi retirado mais um corpo, de um homem. É a quarta morte confirmada. Ainda não se sabe a identidade dele.
A concentração de forças para localizar e resgatar a vítima revelou um problema: a falta de itens tão úteis quanto necessários, como luvas, baldes e óculos de proteção para os bombeiros. As doações de anônimos ajudam muito, mas não são suficientes. Trabalhar com essa deficiência, contudo, ressalta ainda mais o empenho dos socorristas, que não transmitem a exaustão óbvia que enfrentam.
E esse emprenho durou toda a madrugada. Até a publicação, eram mais de seis horas focadas no resgate da vítima que pode estar viva. Ela seria uma jovem. Familiares dela tensos com a possibilidade da retirada dela, numa expectativa compartilhada por todos os que estavam lá. Entretanto, não há confirmação oficial sobre a identidade da pessoa.
Enquanto isso, após um desencontro de números, confirmando e "desconfirmando" morte, aumentando e diminuindo o número de desaparecidos, o governo divulga agora a seguinte situação: 3 mortes foram confirmadas, 7 foram resgatadas com vida e outras 7 estão desaparecidas. O quarto corpo ainda não foi acrescentado à lista oficial.
CORPO RETIRADO
Por volta das 6h40, os bombeiros usaram uma lona preta para cobrir uma área e uma equipe da Perícia Forense foi ao local e fez a retirada do corpo encontrado. A quarta vítima morta é um homem, conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Luís Eduardo Holanda.

CORPO RETIRADO

Por volta das 6h40, os bombeiros usaram uma lona preta para cobrir uma área e uma equipe da Perícia Forense foi ao local e fez a retirada do corpo encontrado. A quarta vítima morta é um homem, conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Luís Eduardo Holanda.

Mortes confirmadas

1)  Frederick Santana dos Santos, 30 anos, era entregador de água e estava no mercantil ao lado do prédio, no momento do desabamento. Bombeiros confirmaram a morte por volta das 23h30 da noite de terça-feira (15). 
2) Vítima não identificada. SSPDS informou que é uma mulher e que ainda está nos escombros do edifício. Bombeiros confirmaram a morte dela por volta das 8h da quarta-feira (16). 
3) Izaura Marques Menezes, de 81 anos, é avó do primeiro resgatado com vida do prédio, o jovem Fernando Marques. Os bombeiros confirmaram a morte por volta das 17h30. De acordo com a corporação, o corpo foi encontrado ao meio-dia e eles não conseguiram identificar a vítima. A SSPDS, depois, a identificou como Izaura Marques Menezes, após exames de odontologia forense (arcada dentária).
4) Vítima não identificada. O quarto corpo é de um homem. Ele foi retirado dos escombros na manhã da quinata-feira (17)
QUEM SÃO AS PESSOAS RESGATADAS COM VIDA
1) Fernando Marques, 20 anos, foi o primeiro resgatado com vida dos escombros;
 
2) Antônia Peixoto Coelho, 72 anos. Estado de saúde é considerado grave;

3) Cleide Maria da Cruz Carvalho, 60 anos. Foi encaminhada para hospital com ferimentos no corpo. Quadro de saúde é estável;
4) Davi Sampaio, universitário do curso de Arquitetura de 22 anos. O jovem, que sofreu escoriações, fez selfie nos escombros e enviou para a família. Ele teve alta hospitalar na tarde desta quarta (16);
5) Gilson Gomes, 53 anos, trabalhava próximo ao local e estava no mercantil ao lado do prédio, no momento da desabamento. Ele quebrou as duas pernas e está internado no IJF
6) Francisco Rodrigues Alves, 59 anos, porteiro e zelador do Edifício Andrea. Ele aparece correndo em um vídeo do momento do desabamento. Está internado no IJF;
7)  João Ycaro Coelho de Menezes, 35 anos, foi resgatado às 15h de terça-feira (15). Ele é sobrinho da idosa Antônia Peixoto Coelho, 72 anos, também resgatada com vida. Ele é engenheiro de computação, teve escoriações no momento do desabamento e foi encaminhado para o Frotinha de Messejana. Ficou em observação, fez exames e teve alta nesta quarta (16).