Usuarios On-line







quarta-feira, 2 de junho de 2021

Dom Gilberto Pastana é nomeado arcebispo de São Luís (MA) e Diocese de Crato fica vacante



O bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo de São Luís (MA), na manhã desta quarta-feira, 2 de junho. Ele sucederá a Dom José Belisário da Silva que pediu renuncia da função por ter atingido a idade máxima de 75 anos.

Segundo o Código de Direito Canônico, documento que regulamenta as leis da Igreja, Dom Gilberto tem um prazo de 60 dias para assumir a nova função, mas desde agora já é arcebispo metropolitano do Maranhão.

Com a saída dele, o Colégio de Consultores, que auxilia na tomada de decisões, tem oito dias para eleger um administrador diocesano que dirigirá os trabalhos interinamente, mas com limitações. Ele não pode, por exemplo, autorizar ordenações de padres nem transferi-los para outras paróquias.

A Diocese de Crato segue vacante, ou seja, sem bispo para governá-la. A nomeação depende unicamente da Santa Sé. Crato une-se a Iguatu que também está sem bispo.

Paraense de Boim, Dom Gilberto nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). É mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

Desde 2016, dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.

Em 11 de junho de 2018 foi homenageado em Sessão Solene no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Cratense.

Por Assessoria de Comunicação