Usuarios On-line







sexta-feira, 11 de junho de 2021

Hemoce celebra Dia Mundial do Doador de Sangue nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (14), comemora-se em vários países o Dia Mundial do Doador de Sangue. 

Para celebrar a data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e o Instituto Pró-Hemoce (IPH) prepararam uma programação especial para os doadores de sangue nas unidades do hemocentro em Fortaleza e no interior do Estado.

Para agradecer e homenagear os voluntários, o Hemoce realizará a partir das 19 horas em seu perfil oficial no Instagram uma live com o tema “Tudo começa quando você estende a mão”. O bate papo contará com a mediação da jornalista Mariana Sasso; com a participação do doador George Viana, que já realizou 80 doações de sangue; da analista administrativa Renata Frota, que recebeu transfusão de sangue; e das diretoras do Hemoce, Luciana Carlos e Denise Brunetta, além da coordenadora da Captação de Doadores, Nágela Lima.

Afora a programação virtual, o Hemoce realizará ações temáticas nas unidades em Fortaleza. Quem for aos postos de coleta, poderá registrar o momento da doação em uma cabine fotográfica personalizada e receber a foto com a identidade da campanha atual. Ainda no dia 14 de junho, haverá ações em parceria com o Instituto Pró-Hemoce, a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e os Mercadinhos São Luiz.

“Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, queremos parabenizar e agradecer aos nossos maiores parceiros na missão de salvar vidas, os doadores. Com o apoio deles, estamos conseguindo atravessar esse momento de pandemia mantendo o nosso estoque dentro da margem de segurança transfusional e atendendo as mais de 480 unidades de saúde no Ceará”, destaca Nágela Lima.



Estátua do Padre Cícero iluminada em referência à campanha ‘Junho Vermelho’

Prédios iluminados Durante o mês de junho, vários prédios no Ceará estão iluminados na cor vermelha para sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. Em Fortaleza, o Paço Municipal (sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza) e o Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado do Ceará) receberam iluminação diferenciada. Já no interior do Estado, as estátuas de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e do Cristo, em Sobral, também atenderam à solicitação do Hemoce.

Junho Vermelho - O Hemoce está desde o dia 9 de junho com a campanha “Tudo Começa Quando Você Estende a Mão”, sendo uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce, as peças ilustrativas estão sendo trabalhadas em redes sociais, cartazes, banners e adesivos, e divulgadas em todo o Estado. A campanha é em alusão ao “Junho Vermelho”, movimento nacional criado em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue para aumentar o número de doações.




O Hemoce está desde 9 de junho com a campanha ‘Tudo Começa Quando Você Estende a Mão’, sendo uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade

O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil neste período do ano, o que tende a diminuir o número de doações. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.

Seja um (a) doador (a) de sangue - Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do Hemoce.

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.