Usuarios On-line





domingo, 1 de maio de 2016

Aclamados pelos fiéis padre Muniz assume paróquia de Santo António em jardim

O badalar do imponente sino da Matriz de Santo Antônio, na cidade de Jardim, e uma calorosa salva de palmas deram as boas-vindas ao Padre Idemário da Silva Muniz na solene celebração eucarística que abriu seu pastoreio à frente da comunidade paroquial pelos próximos seis anos. O sacerdote, antigo administrador paroquial de Jamacaru, assume o ofício de pároco no lugar do padre Antônio Aldízio Nunes, que se dedicará aos estudos.

“A missão de Cristo é a nossa missão. E aqui estou para continuar a mesma missão que tantos santos sacerdotes já desempenharam, mas não quero continuar sozinho, por isso confio na solicitude da Santa Mãe Igreja e quero, também, contar com o apoio, a alegria e o entusiasmo de cada um de vocês que formam essa Igreja de Cristo presente aqui em Jardim”, pediu o novo pároco, que durante toda a cerimônia exibiu rosto sereno e calmo.

Conforme as recomendações do Direito Canônico, o rito deu-se após o canto de entrada da Santa Missa e saudações do Padre Edimilson Neves, cura da Catedral de Nossa Senhora da Penha, que, no lugar de Dom Fernando, ainda tratando da saúde, presidiu a celebração.

Em seguida, feita a leitura do documento oficial de nomeação, Padre Idemário, com as mãos sobre o Evangelho, jurou fidelidade à Igreja e suas doutrinas, obediência aos superiores, além do compromisso de fazer caminhar, na fé, toda comunidade paroquial. Depois, dirigindo-se à pia batismal, simbolizou a missão de “gerar” novos filhos para o Reino de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo. O novo Pároco também recebeu diversos instrumentos para bem desempenhar o ofício, entre eles a chave do sacrário e uma relíquia do padroeiro Santo Antônio.

A Santa Missa, então, seguiu com o Ato Penitencial, Hino de louvor, Leituras e proclamação do Evangelho. Na homilia, Padre Edimilson lembrou que a sucessão apostólica da Igreja é a garantia de que o Evangelho possa chegar a todas as nações e, por isso, cabe ao sacerdote o desafio de conduzir os fiéis “nas estradas do mundo em direção ao céu”. “Esta é uma terra muito abençoada. São 200 anos de evangelização. Daqui já saíram muitos padres e religiosas. Que o Espírito Santo, então, possa conduzir o seu trabalho pastoral, Padre Idemário”, exortou.

Os padres Cícero Mariano, Joaquim Ivo e Paulo Sérgio, de Missão Velha, além do padre Wesley Barros, do Seminário São José, e João Bento, vigário paroquial de Jardim, concelebraram a Santa Missa. E cada parte arrancava aplausos da assembleia composta por religiosas, integrantes de movimentos, apostolados e pastorais. A cerimônia também foi acompanhada por peregrinos de Jamacaru que arrumaram-se cedo para se despedir do antigo administrador paroquial.

Homenagens

Ordenado em 2010, Padre Idemário Muniz, vigário da forania III, ficará à frente da Paróquia Santo Antônio pelos próximo seis anos. Para saldá-lo, os paroquianos preparam homenagens desde sua chegada na Matriz, com acolhida na porta de entrada e frases em pequenos cartazes, seguradas por crianças e jovens, até próximo ao altar.

No momento final da celebração mais homenagens foram realizadas. Agora os membros de pastorais e movimentos, e representação do poder público, entregaram ao padre símbolos da caminhada, enquanto a história da paróquia era narrada. Nessa dinâmica foram entregues ao novo pároco: a cruz de Cristo, chave e bandeira do município, brasão da paróquia, flores, imagens de Jesus Misericordioso, Nossa Senhora e do Padroeiro Santo Antônio, como também a relíquia do Santo Padroeiro que marcou a comemoração dos 200 anos da Paróquia.