O Ministério Público do Estado do Ceará,
por meio da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, ofereceu denúncia nesta
sexta-feira (20) contra Raimundo Laurindo de Souza, aposentado de 75 anos de
idade, apontado como responsável por matar a pauladas pelo menos 24 gatos que
viviam abandonados no Polo de Lazer Gustavo Braga, no bairro Damas, em
Fortaleza. Segundo a denúncia, ao longo do ano de 2018, em seguidas ocasiões, o
aposentado se dirigia ao Polo de Lazer na madrugada e com um pedaço de pau
agredia violentamente os animais, causando-lhes a morte.
As
investigações ficaram a cargo da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DPMA)
que, com base em imagens de câmeras, chegou à identificação do aposentado. Em
diligências, inspetores se dirigiram à casa do denunciado, onde foram
encontrados mais de uma dezena de pássaros silvestres, mantidos ilegalmente em
cativeiro. Na ocasião, o aposentado foi preso em flagrante delito. Ele
responderá pelos crimes de maus tratos a animais, na forma majorada pela morte
dos gatos, e de manter em cativeiro pássaros silvestres sem autorização do
órgão ambiental.
