A Secretaria Estadual de SaĂºde de Pernambuco (SES-PE) confirma, nesta quarta-feira, 25, *a primeira morte pelo novo coronavĂrus no estado.*
A vĂtima Ă© um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital UniversitĂ¡rio Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, Ă¡rea central do Recife, referĂªncia para o acompanhamento dos casos de covid-19 na rede estadual. O paciente, morador do Recife, tinha histĂ³rico de diabetes e hipertensĂ£o, alĂ©m de cardiopatia isquĂªmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 deste mĂªs e foi internado no Huoc na Ăºltima sexta-feira, 20.
Antes de ir ao Huoc, o idoso foi atendido, na Ăºltima quinta-feira,19, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor torĂ¡xica. O paciente recebeu assistĂªncia na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc. No hospital, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiĂ³tico e com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de sĂndrome respiratĂ³ria aguda grave (Srag).
Apesar de o idoso ter apresentado melhora no quadro respiratĂ³rio e infeccioso, ele teve uma piora na funĂ§Ă£o renal, pelo histĂ³rico de comorbidade, sendo necessĂ¡rio iniciar, na Ăºltima terça-feira (24), diĂ¡lise, considerada um procedimento de risco para pessoas acima dos 80 anos.
Na manhĂ£ desta quarta-feira,25, durante a sessĂ£o de diĂ¡lise, o homem teve uma parada cardiorrespiratĂ³ria. Apesar das tentativas de reanimaĂ§Ă£o pela equipe mĂ©dica, o senhor faleceu durante a manhĂ£.
"Este Ă³bito sĂ³ reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitĂ¡rias e especialistas que tĂªm tratado esta questĂ£o com a importĂ¢ncia e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situaĂ§Ă£o e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nĂ³s tem a opĂ§Ă£o de escolher ser um agente de proteĂ§Ă£o ou de transmissĂ£o. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciĂªncia e responsabilidade de todos”, ressaltou o secretĂ¡rio estadual de SaĂºde, AndrĂ© Longo.
AlĂ©m do primeiro Ă³bito, nas Ăºltimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais quatro casos da covid-19, passando para 46 confirmações, distribuĂdas por seis municĂpios do Estado, alĂ©m de ocorrĂªncia em pacientes de outro Estado (1) e paĂses (3). Do total de casos confirmados, dez estĂ£o hospitalizados (sete na rede privada e um na rede pĂºblica), 30 cumprem isolamento domiciliar e 5 casos jĂ¡ foram curados.
Fonte: O Povo
