Usuarios On-line









sábado, 8 de agosto de 2020

Morre dom Pedro Casaldaliga





A morte de dom Pedro Casaldáliga é uma perda incontornável para a Igreja Católica e todos aqueles que lutaram em defesa dos direitos humanos na Amazônia. Catalão, veio para o Brasil em 1968, ano do AI-5. Em 1972, ajudou a fundar o Conselho Indigenista Missionário. Uma inspiração", lamenta Victor Ferreira.

Dom Pedro Casaldéliga morreu neste sábado (8), aos 92 anos. Ele estava internado em Batatais (SP) com problemas pulmonares agravados pelo Mal de Parkinson.

Dom Pedro Casaldáliga foi um dos maiores defensores e propulsores da Teologia da Libertação no Brasil. Foi poeta e atuou ativamente contra a Ditadura Militar. Ajudou a defender uma população pobre, esquecida, ameaçada pelo latifúndio e reprimida pelo Estado Militar em uma cidadezinha do interior brasileiro (São Félix do Araguaia).

Em “Um Bispo Contra Todas as Cercas”, Ana Helena Tavares resgata a vida do clérigo desde seus dias como Pere Casaldáliga (seu nome de batismo), até transformar-se em Pedro, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia – um lugar escondido no Mato Grosso que teria destaque nacional pela chegada do espanhol.


CNBB - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou em seu site neste sábado (8) nota de falecimento de dom Pedro Casaldáliga:

- Aos 93 anos, faleceu na manhã deste sábado (8), o bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga.

Dom Pedro, que foi um defensor dos Direitos Hhumanos e dos mais pobres, estava internado em um hospital de Batatais (SP) com insuficiência respiratória e agravamento do Parkinson.