A Prefeitura Municipal do Crato (a 550km de Fortaleza) deve se abster de patrocinar times de futebol da cidade ou até mesmo da região do Cariri. A recomendação partiu do Ministério Público do Estado do Ceará e direcionada a Zé Ailton Brasil e Henrily Rener Ferreira, respectivamente prefeito e secretário de Esporte e Juventude do município.
A recomendação expedida nesta terça-feira (16/03) defende, ainda, que Crato acate a sugestão e cumpra até o final do exercício financeiro de 2021. De acordo com a Promotoria de Justiça Local, o fato tem o objetivo de priorizar os recursos públicos para a saúde neste contexto de pandemia de Covid-19. O órgão ressaltou, ainda, que priorizar o futebol profissional em detrimento da saúde e demais direitos sociais essenciais à dignidade do ser humano pode configurar, em tese, violação aos princípios que regem a administração pública.
Futebol
A inobservância da recomendação poderá, mediante avaliação do Órgão Ministerial, acarretar a adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. Atualmente, o município conta com o time do Crato na Série A do Campeonato Cearense. Como a recomendação abrange a postura da gestão em toda a região, é válido ressaltar que o Cariri também conta com a participação do Icasa, de Juazeiro do Norte, na mesma competição. Já eliminado, a equipe do Barbalha também disputou a elite do futebol estadual em 2021, sendo os três os principais nomes do futebol da região atualmente.