Usuarios On-line







sábado, 1 de maio de 2021

Ceará recebe mais dois lotes de vacinas Anti Coronavírus




Informa o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) neste sábado (primeiro de maio):

- Receberemos neste fim de semana mais 267.350 doses de vacinas contra a Covid. Serão 11.600 doses da CoronaVac, que chegam no fim da tarde de hoje, e 255.750 da AstraZeneca, com horário ainda a confirmar. 

- As informações foram repassadas pelo Ministério da Saúde. Até às cinco da tarde da quinta-feira (29 de abril) foram 2.031.214 doses aplicadas no Estado. Seguimos lutando por mais vacina para nossos irmãos e irmãs cearenses!

2.697.650 doses recebidas- Com estes 17º e 18º lotes o Ceará chega a 2.697.650 doses de vacinas Anti Covid recebidas.

Pzifer - O Ceará vai receber em maio 17.550 doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Destas, 8.775 (50%) devem chegar na segunda-feira (três). O imunizante será o terceiro aplicado em território cearense, visto que o Estado já iniciou o esquema vacinal com as doses da CoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) desde janeiro deste ano. A outra metade (8.775) da remessa das doses da Pfizer tem previsão de chegar ao Ceará até 19 de maio.

O refrigerador que será usado para armazenar as doses do novo imunizante está disponível na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Além disso, a pasta aguarda a finalização do processo de aquisição de mais dois ultrafreezers para reforçar o armazenamento de mais quantidades de doses.

Como se trata de uma logística específica com baixas temperaturas, a vacina será aplicada somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). O imunizante deverá ser disponibilizado para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e pode ser usado em pessoas com mais de 16 anos. Serão duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.
Conservação

O ultrafreezer que se encontra no Ceadim tem capacidade para conservar a uma temperatura de 70 graus negativos. As vacinas Pfizer necessitam de temperaturas negativas para seu armazenamento entre -25ºC e -15ºC, podendo permanecer por até 14 dias nessas condições.

A Sesa lembra que só poderão realizar a aplicação da vacina da Pfizer os vacinadores previamente treinados pela equipe da Sesa, onde a capacitação vai ocorrer nas próximas semanas.

Conforme o Vacinômetro da Sesa, o Ceará já aplicou mais de 2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.