“Temos uma região riquíssima, cheia de hotéis e pousadas, além de um equipamento atrativo que é a bica”. As palavras do governador Camilo Santana abriram o momento em que o chefe do Executivo cearense anunciou o investimento de R$ 18 milhões de reais que serão aplicados em Ipu, a 330km de Fortaleza. A iniciativa prevê alavancar o turismo serrano no Ceará e na região da Ibiapaba, que abrange nove municípios do Estado.
De acordo com Camilo Santana, um dos principais objetivos da ação é perenizar, tornar duradoura a queda d’água de 130 metros que embeleza a bica, fenômeno que não ocorre em período fora da quadra chuvosa no Ceará. A bica é considerada uma Área de Proteção Ambiental, e a área a qual está situada corresponde a 3.484,66 hectares. A vegetação em torno da bica é de Mata Atlântica, possuindo em sua flora espécies como Ipê, Babaçu, Buriti, dentre outras.
A ação se junta a outras que possuem o mesmo objetivo, como, por exemplo, a criação da “Rota dos Mirantes“, uma iniciativa do Governo do Ceará que visa fomentar a geração de emprego e renda na região. Além do benefício econômico, o planejamento também inclui a preservação do patrimônio ambiental e promoção da cultura do turismo serrano.