Usuarios On-line






sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Manchas de óleo se espalham para 12 praias cearenses e põem em risco a vida marinha



Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Nesta semana manchas de óleo surgiram na Praia de Canoa Quebrada e desde então se espalharam para outras 11 praias cearenses. Nesta sexta-feira (28), uma inspeção será realizada por professores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), para investigar se o material é o mesmo encontrado no litoral nordestino em 2019.

Biólogos afirmam que a substância é tóxica e põe em risco a vida marinha, afinal muitas áreas acometidas pelo óleo são pontos de desova de tartarugas. A orientação dos pesquisadores é de que, ao achar um animal vivo e encalhado, ele não seja devolvido ao mar, pois é necessário acompanhamento profissional.

De acordo com a Sema, o intuito é estar atento para antecipar ações necessárias para controlar as ocorrências de manchas e realizar o mapeamento para identificar a origem do material. Após a inspeção, relatórios serão elaborados e encaminhados para a Coordenação Geral de Emergências Ambientais do IBAMA para traçar estratégias futuras.

Confira a lista das praias onde as manchas de óleo já foram identificadas:

  • Do Futuro, Sabiaguaba e Abreulândia, em Fortaleza
  • Canoa Quebrada, Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati;
  • Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz;
  • Canto da Barra, em Fortim;
  • Prainha do Canto Verde, em Beberibe.