A capacitação profissional proporciona novos caminhos para a reintegração social dos egressos do sistema penitenciário. A Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, da Secretaria da Administração Penitenciária, através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), beneficia 20 egressos no curso de pedreiro de alvenaria. A capacitação possui 160 horas/aulas, sendo divididas em conteúdos teóricos e práticos onde ensina desde a etapa da fundação de obra até a etapa de revestimento de reboco e pisos.
A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, ressalta a importância de continuar dando oportunidades para essas pessoas após saírem do sistema. “A Secretaria da Administração Penitenciária segue sua missão primordial que é o de dar possibilidades para as pessoas que passaram pela privação de liberdade serem inseridas no mercado de trabalho. Para isso, elas usam a capacitação profissional como um objetivo principal, garantindo que tenham renda e como forma de evitar sua reincidência criminal”, disse.
A instrutora de construção civil do Senai, Tatiane Santos, parabeniza a força de vontade dos alunos em aprender e se profissionalizar. “Na verdade eu aprendo muito com eles, tanto quanto eles também aprendem comigo. É uma missão que abraço com todo carinho. Todo dia trocamos experiências técnicas e de vida. Espero que eles se tornem grandes profissionais quando terminarem o curso e consigam ingressar no mercado de trabalho”, comenta.