A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) e a empresa de produtos de limpeza Juá, instalaram nesta terça-feira(1/2),no Colégio Diocesano do Crato,um Ecoponto para coleta de óleo de cozinha.Com isso, o Diocesano é a primeira instituição de ensino da cidade a aderir ao Projeto “Doe Seu óleo”.
Através do “Doe Seu óleo” a população poderá dar o destino correto do óleo utilizado na cozinha. O objetivo é diminuir os impactos ambientais relacionados à contaminação dos solos e das águas e ainda gerar renda junto às instituições que realizam trabalho social no município.
O presidente da SAAEC, Yarley Brito, destaca a importância das ações do Programa de Educação Hidroambiental desenvolvidas pela companhia.Brito lembrou que o óleo jogado no ralo da pia entope a encanação e dificulta a desobstrução. No Diocesano, Yarley convidou os estudantes (Embaixadores Escolares) a conhecer a sede da Saaec e os projetos da companhia.
O diretor do Colégio Diocesano Alisson Paiva, ressalta o pioneirismo da escola com a adesão ao projeto e afirma que a meta é arrecadar cerca de 1,5 litros de óleo ao mês. O recurso arrecadado será destinado para equipar as instituições que realizam ações com crianças carentes da cidade.
A instalação do Ecoponto teve a presença do Coordenador do Projeto Ecojuá, Magerbio Veríssimo. Segundo ele, o Ecojuá está presente em 49 cidades do Ceará, sendo a SAAEC a primeira empresa de fornecimento de água a desenvolver um projeto de coleta seletiva do óleo com essa amplitude, e o colégio Diocesano, a primeira instituição de ensino a firmar parceria com a iniciativa.
CASA DE ACOLHIMENTO
Na Casa de Acolhimento em Crato, a Secretária de Desenvolvimento Social , Ticiana Cândido acompanhou a instalação de um ecoponto. A instituição atende Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.