Usuarios On-line








quinta-feira, 10 de março de 2022

Moto é responsável por 95% dos acidentes de trânsito em Sobral


Mais da metade dos acidentes envolvendo motos tinha um agravante: o piloto não usava capacete. No caso de acidente de carros, grande parte não usava o cinto de segurança.

No ano passado, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que atende as vítimas do trânsito, recebeu 2.693 acidentados. Deste número, 2.562 pilotavam motocicleta, sendo que 1.669 não utilizavam capacete no momento do acidente; 131 pessoas dirigiam carro, sendo que, 53 pessoas não utilizavam o cinto de segurança no momento do acidente, de acordo com o levantamento do hospital.

Neste ano, os números continuam chamando a atenção na emergência da unidade de saúde. Nos meses de janeiro e fevereiro, a Santa Casa já recebeu 383 vítimas do trânsito. Deste número, 366 pessoas conduziam motocicleta, sendo que 223 não utilizavam capacete no momento do acidente.

Para minimizar o preocupante número de vítimas do trânsito, as coordenadorias da Mobilidade Urbana e do Trânsito da cidade têm realizado ações educativas nas principais ruas e avenidas de Sobral, focando nos motociclistas, os mais atingidos. O objetivo é orientar esses condutores. A mais recente ação, ao longo dessa quarta-feira (9), ocorreu nos cruzamentos das ruas Joaquim Ribeiro e Cel. Rangel, no Centro da cidade.

Na prática, os condutores abordados, recebem explicações sobre a fixação correta do capacete e o uso de calçados adequados durante o trajeto. Também, tem sido reforçada a proibição do transporte de crianças menores de 10 anos de idade, além do terceiro passageiro, em motonetas e motocicletas.