Mais de 209 mil cearenses receberão, neste mês, a primeira remessa do Vale Gás Social de 2022. O benefício começou a ser entregue, nessa terça-feira (14), e 78 municípios já receberam seus tíquetes. As entregas acontecem até as 16h desta quarta-feira, na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) – rua Soriano Albuquerque, 230,.
Neuri Costa, coordenadora do Cras Tia Maria Janica, de Irauçuba, chegou cedo à sede da Secretaria. “Nós temos uma demanda no nosso município porque o gás hoje está muito caro, imagine para famílias que já estão em situação de vulnerabilidade social”, conta. “Quando fazemos a entrega do Vale Gás, nós vemos a alegria no semblante das pessoas, a felicidade por ter acesso a uma política pública, a dignidade. Então é muito significativo para elas e para a gente, estar ajudando de alguma forma”, celebra.
Criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia de coronavírus, o Vale Gás Social é agora política pública permanente. O benefício é executado pela SPS e contempla famílias em situação de vulnerabilidade social com a recarga gratuita do botijão de gás três vezes por ano. Cada tíquete dá direito a uma recarga no botijão para famílias do Cartão Mais Infância, beneficiários do Auxilio Brasil com renda per capita igual ou inferior a R$ 150 e famílias de jovens inscritos no programa Virando o Jogo.
“A política de distribuição do Vale Gás é fundamental para contribuir com a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. O dinheiro economizado com o botijão já serve para que as mães comprem mais comida para seus filhos ou mesmo deixem de voltar ao fogão a lenha”, pontua a titular da SPS, Socorro França.