Usuarios On-line






sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Anvisa libera vacina e remédio contra monkeypox


Ontem, 25, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a importação de uma vacina contra a varíola dos macacos e do medicamento Tecovirimat, usado para tratar a doença. 


Foto: Reprodução/Pexels

Em ambas as decisões, há dispensa temporária de registro por seis meses, podendo ser revogada e sendo válida apenas para o Ministério da Saúde. Ou seja, empresas privadas não podem importar e comercializar os produtos em questão.

A vacina aprovada é a da empresa Bavarian Nordic A/S, fabricada na Dinamarca e na Alemanha. Nos Estados Unidos, o imunizante é chamado de Jynneos e, na Europa, de Imvanex.

A aprovação vem após pedido do Ministério da Saúde feito na última terça-feira, 23. Junto a Organização Pan-Americana de Saúde, o Governo Federal comprou 50 mil doses de vacina contra a monkeypox que se destinam a grupos específicos com maior risco de exposição. Estima-se que, entre setembro e outubro, o Brasil receba 20 mil doses do imunizante.

A vacina só pode ser aplicada em adultos maiores de 18 anos e tem prazo de validade de 60 meses. O medicamento, por sua vez, pode ser utilizado em adultos e crianças que pesem no mínimo 13kg. O Brasil já tem mais de 4,2 mil casos confirmados da doença.