O município de Camocim, a 354 km de Fortaleza, encanta a todos pelas belezas da região, é a cidade de maior potencial, apesar disso o município tem quase 10 mil famílias em extrema pobreza.
Segundo dados do Ministério da Cidadania, vivem em extrema pobreza as famílias que possuem renda mensal per capita de até R$105,00.

Camocim, mostra através dos dados índices alarmantes de famílias em vulnerabilidade socioeconômicas: são 8.525 famílias em situação de pobreza extrema. Destas, 8.060 se apoiam somente no Bolsa Família, hoje chamado “Auxilio-Brasil”, ao todo 405 famílias recebem esse benefício.
O sustento dessas famílias vem de material reciclado, em um lixão na cidade, o ambiente se torna insalubre, pois há presença de vários animais, ao serem perguntadas se sentem orgulho de morar em duas das cidades que tem a melhor administração no Litoral Oeste, o sentimento é de negação, e afirmam que a ajuda só aparece em durante as eleições.
Condições de trabalho análogas
Ao todo 50 famílias que dependem do lixão de Camocim para sobreviver e ter como fonte de renda, não possuem equipamento adequado para trabalhar.
O lixão de Camocim é a maior prova do abandono social e da pobreza e de pessoas esquecidas pelo poder público.
A equipe do Portal A Notícia do Ceará, entrou em contato com a Prefeitura de Camocim, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta