Nesta quinta-feira, 25, a Polícia Federal deflagrou a operação Toy Story que visa investigar o crime de contrabando de produtos controlados pelo Exército (PCE), de tráfico internacional de arma de fogo, acessório ou munição e de associação criminosa.
3 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Palmas, capital de Tocantins. Ainda hoje, dois investigados residentes nos Estados Unidos serão interrogados. “Brasileiros residentes nos Estados Unidos da América são suspeitos de terem enviado pelo serviço postal internacional acessórios de armas de fogo, peças de máquinas de recarga de munições, pólvora e demais PCEs para compradores na cidade de Palmas”, disse a PF em nota.
As investigações começaram em janeiro deste ano, com o apoio do Departament of Homeland Security da Embaixada dos Estados Unidos. Se comprovados os crimes, os suspeitos podem ser condenados a penas de até 24 anos de reclusão.
Os produtos ilegais foram apreendidos no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro e acredita-se que parte dos compradores sejam colecionadores, atiradores desportivos e caçadores.