
Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (18/08), no município de Paracuru, a 87 km de Fortaleza. A operação é desenvolvida pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) em parceria com o Gabinete do Delegado Geral e dos Departamentos de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e da Capital (DPJC).
Um grupo de vereadores, o presidente e o ex-presidente da Câmara dos vereadores foram alvos da operação “Salário Sagrado”, por suspeita de envolvimento em um esquema de “rachadinha” contra servidores públicos comissionados, que estavam sendo extorquidos a devolver parte dos salário na Câmara Municipal.
De acordo com a polícia Civil, a investigação foi iniciada após servidores denunciarem que estavam sendo extorquidos por vereadores, com indícios que alguns parlamentares montaram um esquema de corrupção dentro de seus próprios gabinetes com a intenção de se beneficiar financeiramente, de forma indevida, de parte ou até mesmo de todo o salário de servidores comissionados, esquema conhecido como “rachadinha”.
Vale ressaltar que o longo das apurações, a PC CE identificou que um familiar de uma vereadora chegou a agredir e ameaçar de morte testemunhas, com o intuito de tentar atrapalhar o trabalho policial em andamento.